Introdução
Distribuição geográfica e características botânicas
Composição Química
Parte Experimental
Extrato de Sementes
Ação Farmacológica
Ensaio de Irritação Primária
Aplicação Sobre a Pele Envelhecida
Aplicação Sobre Cicatrizes Cirúrgicas
Discussão
Conclusões

 

Durante os últimos anos, muito se tem estudado sobre a composição e as aplicações do óleo de Rosa Aff rubiginosa L. (rosa mosqueta). A literatura publicada a respeito é muito abundante, especialmente por autores das Universidades de Santiago, Concepción, Valparaíso e Católica do Chile, que identificaram a presença neste óleo, de ácidos graxos insaturados (oléico, linoléico e linolênico), carotenóides, flavonóides e vitamina C(1, 4. 7) (5, 6).

Sem dúvidas, a presença destes compostos não é suficiente para explicar certas ações do óleo, como por exemplo, sua propriedade de reduzir cicatrizes e eliminar certos tipos de manchas e rugas profundas da pele; razão pela qual, iniciamos a presente investigação, com a finalidade de identificar o componente, ou os componentes responsaveis por estas ações.

No presente trabalho, trazemos ao conhecimento os resultados obtidos, que nos conduziram à identificação da presença do ácido transretinóico, que seria responsável por algumas das notáveis propriedades farmacológicas e terapêuticas do óleo de rosa mosqueta.

Descrevemos as técnicas e métodos utilizados em seu isolamento e identificação, bem como os resultados dos ensaios