Aliadas essenciais

Tecnologia e sustentabilidade

Tendências e matérias-primas

 

 

 

Aliadas Essenciais


210.jpgUm tempo para cantar junto, aprofundar conhecimentos, meditar, organizar, relaxar, valorizar o que realmente importa... Os dias atuais não são feitos apenas de medo e incertezas, mas também de autocuidado. Em busca de momentos de conforto (e de pequenos prazeres), mais pessoas estão direcionando suas atenções à saúde e à beleza da pele. As máscaras faciais, que se tornaram populares no Brasil nos últimos anos, ganham ainda mais relevância.


Na última década, a k-beauty se tornou fonte de inspiração e inovação nos mercados ocidentais. Nas redes sociais, celebridades e influenciadores impulsionaram a adesão às máscaras faciais, que ultrapassaram o status de “febre” e caíram no gosto de consumidores brasileiros.


As primeiras máscaras a fazer sucesso no país foram as “sheet masks” (máscaras de algodão ultrafino e umedecido). Atualmente há várias opções no mercado, elaboradas para diferentes tipos de pele, idades e funções, como higienização profunda, redução da oleosidade, esfoliação, hidratação, remoção de cravos e rejuvenescimento.


Máscaras faciais são apresentadas em creme (como as de argila), geleia (normalmente em gel, conhecidas no exterior como “sleeping masks”), tecido e na versão peel off: máscara em creme que seca na consistência de filme plástico e deve ser puxada após a secagem. Além das faciais, há variantes para aplicação em áreas específicas, como vincos ao lado da boca, pescoço, pálpebras e lábios.


Os principais diferenciais desses produtos em relação aos cremes tradicionais são a praticidade e o rápido poder de ação, uma vez que eles apresentam concentrações maiores de ativos e mecanismos que aumentam a penetração. Vale lembrar que as máscaras faciais têm função
complementar no cuidado da pele.


O uso desse tipo de produto também remete a uma atmosfera de relaxamento e descontração, que envolve a aplicação e o tempo de espera para a retirada. Texturas inusitadas, como o efeito bubbling (máscara que faz espuma), e cores impactantes podem render selfies divertidas. Na era da conectividade, compartilhar o momento faz parte da experiência.


As sul-coreanas, que inspiraram a busca pela pele perfeita nos últimos anos, continuam gerando tendências. A mais recente é a “skip-care”. A proposta agora é a volta ao essencial, com redução significativa do número de produtos utilizados no cuidado diário da pele – em oposição à glamourização de rotinas demoradas, com até 12 etapas.