Mecanismos Antivirais da Pele
Imunidade Antiviral e Imunossenescência
Modelo in vitro
Fatores de envelhecimento da pele
Comentários Finais

 

A Covid-19, nome abreviado de doença do coronavírus 2019, é causada por um recém-descoberto membro da família dos coronavírus, que recebeu o nome de SARS-CoV-2. Esse vírus foi oficialmente reconhecido como causa de infecções respiratórias inexplicadas e com ameaça de vida, em dezembro de 2019, na província de Hubei, China.

Trata-se de um vírus altamente contagioso. Em pouquíssimos meses, a Covid-19 espalhou-se por quase todos os continentes e foi declarada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS)1 ,uma pandemia. No momento em que este artigo está sendo escrito, as estimativas mostram que já foram confirmados mais de 3 milhões de casos no mundo, dos quais mais de 200.000 evoluíram para óbito, segundo o Rastreamento de Notícias sobre Covid-19, da Microsoft.

O SARS-CoV-2 é um membro da família coronavírus. Essa não é a primeira vez que um membro dessa família é associado a uma epidemia com ameaça de vida. O SARS-CoV e O MERS-CoV são outros vírus dessa família que estão em atividade nas últimas décadas, desde quando foram identificados.1 Embora esses dois coronavírus sejam perniciosos, o SARS-CoV-2 é muito pior do que eles em termos do número total de infecções, de casos fatais e de sua disseminação global.1 Além disso, a crescente severidade do recente coronavírus merece que façamos uma pausa para pensar nos futuros casos de surtos virais.

Os coronavírus receberam esse nome devido ao seu formato, que foi verificado ao serem observados em microscópio eletrônico. Esses vírus são entidades esféricas ou levemente elípticas e cobertas por protuberâncias semelhantes a espinhos,