A Influência dos Cosméticos no Bem-estar e na Autoestima
publicado em 31/08/2020
Larissa Rigo Caldeira, Vera Lucia Borges Isaac
Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara SP, Brasil
O consumo de cosméticos aumentou muito e o questionamento que fica é por que se usa tanto cosmético. Então, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de avaliar os benefícios dos cosméticos. Os resultados apontaram que o uso de cosméticos está relacionado ao bem-estar pessoal e à autoestima.
The consumption of cosmetics has increased a lot and the question that remains is why is the use of cosmetics so much. Then, a research was done with the objective of evaluating the benefits of cosmetics. The results showed that the use of cosmetics is related to personal well-being and self-esteem.
El consumo de cosméticos hace aumentado mucho y la pregunta que queda es por qué es tanto el uso de cosméticos. Luego, se realizó una investigación con el objetivo de evaluar los beneficios de los cosméticos. Los resultados mostraron que el uso de cosméticos está relacionado con el bienestar personal y la autoestima.
Cosméticos
Bem-estar
Autoestima
Objetivos
Métodos
Procedimentos
Resultados e Discussão
Conclusões
Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).1 Além disso, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de HPPC corresponde a 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Atualmente, esse cenário não ocorre somente em virtude do consumo feminino desses produtos, mas também do consumo masculino. Estudo publicado pela Abihpec2 mostrou que quase a metade dos homens brasileiros (45%) já pesquisou, nos meios de comunicação, informações sobre cosméticos para suas necessidades.
Com o passar do tempo, o universo masculino está percebendo que, assim como as mulheres, cuidar da aparência é essencial.3 No entanto, mesmo com esse crescimento, o mercado da beleza masculina é menos explorado que o feminino,
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