Corrosão por Ácido Carbônico
publicado em 01/08/1991
E. E. Watanabe
Aquatec Química S/A, São Paulo SP, Brasil
Um dos maiores problemas encontrados nas indústrias é a corrosão das linhas de retorno de vapor, de condensado e de tubulações associadas, devido ao ataque a superfície metálica pelo ácido carbônico. Como inibidores de ácido carbônico têm sido usadas as aminas neutralizadoras e, para definir a sua capacidade como inibidor deve ser encontrado vários parâmetros: basicidade, taxa de distribuição (taxa de amina disponível), estabilidade termo hidrolítica e miscibilidade com água.
Processo Corrosivo
Estudo do Dióxido de Carbono (CO2)
Corrosão por Ácido Carbônico
Inibidor para Ácido Carbônico
Amônia
Comentários sobre as Aminas
Conclusão
Corrosão das linhas de retorno de vapor, condensado e tubulações associadas, é hoje um dos mais complicados problemas encontrados nas indústrias, pois envolvem altos custos de manutenção, materiais e mão-de-obra.
Além dos problemas de corrosão, novos problemas foram surgindo principalmente devido ao reaproveitamento de condensado na água de alimentação da caldeira, que devido aos altos teores de produto de corrosão, principalmente ferro e cobre, contribuíram para aumentar o potencial de depósitos e incrustações dentro da caldeira.
Um dos principais causadores dessa corrosão é o ataque à superfície metálica pelo ácido carbônico, que é formado a partir da própria alcalinidade presente na água de alimentação. O trabalho apresentado a seguir mostra as causas da formação do ácido carbônico, dessa corrosão via utilização de aminas neutralizadoras.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Endereco para correspondência com Edgar Eihachi Watanabe, Aquatec Química SA, Rua Sampaio Viana 425, 04004 São Paulo SP, Brasil.
1. MF Obrecht. Steam and Condensate Return Line Corrosion, Hgating, Piping and Air Conditining, 1964.
2. JF Wilkes, Return-Line Corrosion Control Enginering Institute, Wisconsin University, 1973
3. W L Trace Condensate Corrosion Inhibition, Corrosion 80, Paper 41
4. J N Tannis. How to Undurstand the Action of Condensate Corrosion Inhibitor. The Book of How to of Aquatec 1987
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.