Aspectos Práticos da Osmose Reversa
publicado em 01/08/1991
C. A. Trevisan
Carlos & Trevisan SIC Ltda., São Paulo SP, Brasil
Osmose reversa ou ultrafiltração, processo no qual o soluto é separado da solução fazendo-o fluir através de uma membrana, é utilizada no tratamento de água usada para produção cosmética e farmacêutica. O autor descreve as membranas mais utilizadas e aplicações práticas desta tecnologia. O artigo traz ainda um projeto esquemático de um sistema de osmose reversa/deionização.
Tecnologia da Osmose Reversa
Aplicações Práticas
Osmose reversa ou ultrafiltração é o processo no qual o soluto é separado da solução fazendo o solvente fluir através de uma membrana, pressão essa maior do que a pressão osmótica normal. O termo pressão osmótica reversa é geralmente utilizado para descrever os processos nos quais as moléculas do soluto têm as mesmas dimensões das moléculas dos solventes, enquanto o termo ultrafiltração é utilizado para o processo de separação envolvendo solutos cujas dimensões são dez ou mais vezes maiores do que as dos solventes (em geral menores que 0,5 micron). Tais processos de separação, baseados nas diferenças de pressão através da membrana, juntam a simplicidade com a versatilidade. Diferentemente dos processos de destilação e congelamento, a osmose reversa opera à temperatura ambiente sem mudança de fase.
Dentre as várias aplicações do processo de osmose reversa, uma é o tratamento da água usada na produção de produtos cosméticos, farmacêuticos em laboratório.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. DJ McBain. Practical Aspects of Reverse Osmosis. Manufacturing Chemist, março 1984
2. RH Purry e CH Chilton, Chemical Engineers' Handbook. McGraw-Hill Kogakusha. 1973. Estados Unidos.
3. JB Wilkinson R J Moora. Harry's Cosmeticology. Logman Scientific & Technical. 1982. Estados Unidos.
4. W Shreve, Chemical Process Industries.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.