Tons de liberdade

Soluções para cuidados específicos

 

Tons de liberdade

Há 14 anos, a personagem da atriz Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada virou ícone de luxo e elegância, com seus fios brancos levemente acinzentados e impecáveis. Apesar dos estigmas, o cabelo grisalho ganha relevância e estilos diversificados. Ainda que timidamente, aumenta o número de pessoas que assumem a nova aparência, em nome da praticidade e da autenticidade. O processo de branqueamento dos cabelos é implacável, mas sua presença pode ser inspiradora – como a eterna Miranda Priestly.

Cabelos brancos surgem, normalmente, entre 30 e 40 anos de idade. É consenso que os primeiros “intrusos” incomodam. Eles são tingidos, camuflados e até arrancados. Contudo, a era da fluidez e de novos discursos sobre o belo instiga um novo olhar a respeito dessa transição. A preocupação com a saúde dos cabelos também favorece o avanço da onda prateada.

O Brasil está envelhecendo. A pirâmide etária da população vem apresentando mudanças expressivas ao longo das últimas décadas. Nos anos 1980, quando as taxas de natalidade eram mais elevadas, tínhamos uma pirâmide com a base ampla e o topo mais estreito, o que significava que o país era predominantemente jovem. Atualmente, passamos por uma fase de transição, com a maior parte dos brasileiros na idade adulta.