Aplicação em Cosméticos do Ácido Isoesteárico e seus Derivados
publicado em 01/10/1991
E. L. Roehl, P.J. D. Sakkers e H. M. Brand
Unechema Chemie B.V., Gouda, Holanda
O ácido isoesteárico é um ácido graxo com ramificação metila de origem vegetal. A sua aplicação em cosmética só foi possível através da otimização dos processos produtivos pela melhora da qualidade (cor e odor), o que possibilitou, também, a produção de seus derivados. Entre suas propriedades temos: emulsificantes, emolientes e solventes. Em preparações cosméticas os derivados de ácido isoesteárico são intercambiáveis com os derivados do acido oléico, tendo a vantagem de serem oxidativamente estáveis. Os derivados do ácido isoesteárico permitem a elaboração de emulsões a frio, o que facilita a introdução nas emulsões cosméticas de componentes termicamente instáveis como vitaminas, extratos vegetais, enzimas, etc.
A Ocorrência de Ácidos Graxos Ramificados na Natureza
Preparação do Ácido Isoesteárico
Especificações do Ácido Isoesteárico
Propriedades do Acido Isoesteárico
Gorduras ramificadas com grupo metil são ingredientes muito interessantes e promissores para aplicações em cosmética. Estas estruturas são abundantes na natureza, mas não há fontes comerciais economicamente viáveis. O ácido isoesteárico (Prisorine Isac 3505) é também um ácido graxo com ramificação metila e é uma boa alternativa, principalmente por serem suas matérias-primas de origem vegetal. É formado durante a oligomerizacão de ácidos graxos insaturados de cadeia reta, como por exemplo, os ácidos oleico, linoleico etc. Este processo é conhecido desde o início dos anos 50. A aplicação do ácido isoesteárico e seus derivados em cosmética no passado foi muito limitada devido à má qualidade (cor e odor); baixo nível de suporte técnico.
No passado, o baixo nível de suporte esteve diretamente relacionado a má qualidade do ácido isoesteárico. Através da otimização dos processos produtivos, uma significativa melhoria de qualidade é agora observada, o que certamente preenche as necessidades da indústria cosmética com um produto totalmente derivado de fontes vegetais. Isto também torna possível a produção de derivados de ácido isoesteárico, como os emolientes, agentes tensoativos, umectantes, suporte, agentes formadores de filmes, etc. Os quais não apenas oferecem vantagens físico-químicas como também cosméticas. Devido à viabilidade de um acido isoesteárico de boa qualidade, as vantagens específicas do produto e seus derivados, podem ser totalmente utilizadas para aplicações cosméticas, e em função disto, o ácido isoesteárico tem despertado interesses crescentes como ingrediente para a indústria cosmética e como agente formador de produtos de alta tecnologia.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. KD House G Taylor. P A Sruth. SOFW. 114.231, (1988)
2. J Jabob Fortschritto der Chemie Organischer Naturslolla 1977
3. G A Garton Cham. Ind.. 1985, 295
4. O TY, B N Liu, JY Zhang, Z H Huang. Lipids 25, 104, (1988)
5. A H Warth, Chemistry and Technology of Waxes, 2nd edition, Reinhold Publishers, 1958
6. H Janistyn. Taschenbuch der Modernen Parfuemerie und Kos metik. WISSNischaftliche Verlagsgesellschaft GmbH, Stuttgart, 1974
7. TJ Lin. Surlaciarils in Cosmetics. Martin Rieger (ed), 87-101, Marcel Dukker Inc., New York, 1986
8. SE Friberg, K Shinoda Emulsions and Solubilization John Wiley and Sons, New York, 1986.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.