Especificações de Ingredientes Cosméticos
publicado em 01/06/1992
Clifford F Relchert e Vincent D Reardon
Avon Products, Inc., Suffern NY, Estados Unidos
O objetivo da determinação das especificações de ingredientes, feitas conjuntamente por comprador e fabricante, é o de eliminar a variabilidade nos ingredientes usados para fabricar um determinado produto, garantindo sua consistência de qualidade e de desempenho. Neste trabalho, entretanto, concentraremos nossa atenção no número, tipos e limites de variação das especificações físicas e químicas típicas do grupo de ingredientes cosméticos.
Especificações de Ingredientes para Cosméticos
Desenvolvendo Especificações Adequadas
Conclusão
As especificações de ingredientes cosméticos constituem-se numa descrição detalhada das propriedades químicas e físicas dos ingredientes que, de forma rotineira, vêm sendo produzidos pelos fornecedores de matérias-primas. Também são uma representação das exigências dos compradores. Portanto, as especificações servem tanto aos interesses do comprador como do fabricante, sendo formalmente aceitas por ambas as partes.
O objetivo da determinação das especificações de ingredientes, feitas conjuntamente por comprador e fabricante, é o de eliminar a variabilidade nos ingredientes usados para fabricar um determinado produto, garantindo a consistência de qualidade e de desempenho do produto acabado. Na indústria de cosméticos e de produtos de higiene nos Estados Unidos, um negócio de US$ 18 bilhões, são usados centenas de diferentes ingredientes na fabricação de vasta variedade de líquidos, cremes, loções, talcos e produtos à base de ceras. Para se identificar corretamente um determina do ingrediente, antes de usá-lo na produção em série, são necessários testes de suas propriedades físicas e químicas realizadas pelo laboratório responsável pelo controle de qualidade. O controle de embarque do carregamento de uma matéria-prima também requer um rótulo que defina claramente o produto, constando o nome comercial e os números de código do fornecedor e do comprador.
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