Cabelo bom

Soluções do mercado

Tecnologias inovadoras

Cabeleiras decodificadas

 

 

 

Cabelo bom

 

No início dos anos 2000, um dos salões que faziam sucesso entre crespas e cacheadas em São Paulo ostentava o slogan “cabelo crespo tem solução”. Na atualidade, a alusão a “problema” perdeu o sentido. A última década trouxe diversidade e liberdade para cabelos cacheados, alavancando um segmento diversificado, celebridades no mundo digital e referências para cada estilo. A pauta agora é como deixá-los cada vez mais exuberantes, com manutenção prática e soluções que realcem a sua beleza.

184.jpg

A opção pela naturalidade está associada à preocupação com a saúde dos cabelos e à afirmação de uma representatividade que vai além da estética e acompanha novos comportamentos. São exemplos as campanhas publicitárias que incentivam meninas a amarem seus cachos e os e-commerces especializados no segmento, que apresentam novas marcas de cosméticos e de acessórios para cacheadas.

 

Linhas para cuidado e tratamento de cabelos cacheados prometem benefícios como hidratação profunda, nutrição, suavidade, brilho e definição. Ante à profusão de opções, consumidores buscam informações sobre as características dos fios e suas necessidades, para que a escolha do produto proporcione o resultado esperado.

 

Os nutrientes e a oleosidade presentes no bulbo capilar têm dificuldade para chegar às pontas de cabelos cacheados, devido à curvatura em espiral – ocasionando problemas como ressecamento e opacidade. As camadas de cutículas são assimétricas, o que torna esses fios mais suscetíveis a danos em pontos específicos da fibra. Por estas e outras características, cabelos encaracolados têm maior tendência à quebra e menor resistência ao estiramento.

 

As variações na curvatura da fibra e na forma do corte transversal dos cabelos são determinadas geneticamente. O corte transversal do fio pode tender, de forma mais ou menos acentuada, para um círculo. Formas mais arredondadas têm diâmetro regular, colaborando para a distribuição uniforme de queratina, que é a principal proteína presente no fio. No cabelo crespo, por exemplo, a secção transversal é mais oval do que a dos cabelos caucasianos e asiáticos. São fios cujos diâmetros têm alto grau de irregularidade ao longo da fibra e que demandam mais cuidados.