A legislação infantil compreende a faixa etária de 0 a 12 anos, no entanto, ao falarmos de mercado, há uma segmentação dividida em pelo menos três faixas etárias: de 0 a 2 anos, de 3 a 6 anos e acima de 7 ou 8 anos.
Na segmentação de 0 a 2 anos, os cabelos são penugens finas e a principal necessidade para esta idade é a ausência
total de irritabilidades ocular e dérmica que possam ser provocadas pelo produto.
 
Na segmentação de 3 a 6 anos, os cabelos começam a engrossar, sua curvatura começa a se alterar, os cabelos embaraçam
com mais facilidade e até sua cor pode se modificar.
Na segmentação de 7/8 a 12 anos, os cabelos engrossam, se são lisos podem cachear e se são cacheados podem ficar
mais lisos. A glândula sebácea tem maior atividade e os cabelos necessitam de uma limpeza mais intensa, pois se tornam mais oleosos por causa dos estímulos dos hormônios.5
 
Os cabelos são pelos terminais queratinizados que crescem no couro cabeludo.A estrutura do cabelo infantil e a do cabelo adulto são compostas pelas camadas externa (cutícula), intermediária (córtex) e interna (medula) – ver Figura 1.
 
Figura-1.jpgCutícula
A cutícula é a camada protetora externa que recobre o córtex de cada fio de cabelo humano. Divide-se em camadas sobrepostas, transparentes e opacas. É responsável pela proteção das células corticais e é a principal barreira que impede a penetração de agentes químicos no interior da fibra capilar. As fileiras que compõem as cutículas dividem-se em três partes:
exocutícula, epicutícula e endocutícula. A mais importante é a epicutícula, por ser resistente à água. A epicutícula é hidrófoba, resistência atribuída à presença do aminoácido cistina em sua composição. Suas camadas são unidas e oferecem proteção ao córtex, sendo responsáveis pelo brilho, pela suavidade, pela penteabilidade e pela formação da carga estática
no fio.6,7