Glicerídeos Derivados do Leite
publicado em 01/04/1994
S B Polovsky, PhD, J P. Pavlichko, L Moral, PhD, F Freiler e D Eng
Amerchol Corporation, Edison NJ, Estados Unidos
Este artigo abordará um processo simples e econômico para estabilizar os lipídeos do leite: a hidroxilação dos glicerídeos não saturados. Por esse processo obtém-se lipídeos derivados do leite, uma matéria-prima estável, não afetada pela oxidação e pelos processos enzimáticos e, ao mesmo tempo, com maiores opções para uso em cosméticos e em formulações para cuidado pessoal.
Lipídeos do Leite
Glicerídeos Estabilizados
Propriedades Funcionais do HMG
Conclusões
O leite e seus produtos derivados têm sido parte muito importante da vida desde seus primórdios. Há pelo menos 50 referências do leite na Bíblia, como fonte de nutrição e sustento. A civilização do Oriente Médio venera e honra Hathor, o deus representado por uma vaca que zela pela fertilidade de seu povo, e até os nossos dias a vaca é adorada como um animal sagrado na Índia. Na Roma Imperial e no Egito dos faraós, o leite era usado em tratamentos da pele, em loções faciais ou banhos de beleza.
Grande interesse tem sido dado ao uso de gorduras e óleos em preparações de cosméticos e produtos farmacêuticos. Vários produtos fracionados têm produzido matérias-primas cuja aplicação é limitada pela sua aparência, sua própria composição química, compatibilidade com outros ingredientes cosméticos e sua pouca solubilidade.
As proteínas fracionadas do leite são conhecidas por possuírem capacidade de hidratação da pele e ajudarem a retenção da água. O soro de proteínas, por suas propriedades gelatinosas, e a caseína, como emulsificante e formadora de espuma. Entretanto, o uso desses derivados do leite é limitado por problemas como rancidez, ocorrência de odor, problemas de cor, acompanhada de sabor desagradável.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Rosenthal I. Milk and Dairy Products - Properties and Processing, 1991
2. Conrad LI, Maso HF, De Ragon SA. The Dispersion of Pigments. In Nonaqueous Liquid, Influence of Derivatives in Dispersed Systems. Vol. II, 17-51
3. Conrad LI, Maso HF, De Ragon SA. Surface Modifying Effects of Lanolin Derivatives. J Soc Cosmet Cham 17, 157-169, 1966
4. Emolliency Study (Arm Test). Amerchol, Edison NJ, Estados Unidos
5. Patente pendente
6. Consumer Product Testing Co., Fairfield NJ, Estados Unidos
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.