Formulando para Melhoria da Espuma
publicado em 01/08/1994
J. Roger Hart
Hampshire Chemicals Co., Lexington MA, Estados Unidos
O espumar de shampoos, sabonetes líquidos e produtos de limpeza da pele formulações é influenciado por muitos fatores. Deixe-nos examinar estes fatores e, com sorte, poderemos sugerir algumas diretrizes gerais para auxiliá-lo na tarefa formular.
A Espuma e seu Meio Ambiente
O Espumar de Tensoativo
Efeito dos Aditivos
Regras Gerais para Maximizar a Espuma
Conclusão
Shampoos, sabonetes líquidos e produtos de limpeza da pele devem preencher as expectativas estéticas do consumidor para alcançar sucesso completo. O produto, sabonete líquido, sempre teve bom desempenho técnico, mas o seu uso foi abandonado pois não espumava como o sabonete em barra. Ou um shampoo poderá ser descartado se, na sua primeira aplicação, a espuma no cabelo oleoso do usuário não for intensa.
O espumar destas formulações é influenciado por muitos fatores. Deixe-nos examinar estes fatores e, com sorte, poderemos sugerir algumas diretrizes gerais para auxiliá-lo na tarefa formular.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Hart JR, DeGeorge MT. The Lathering Potential of Surfac tants: A Simplified Approach to Measurement. J Soc Cosm Chemn 31.223 236 (1980)
2. Sorkin M, Shapiro G, Kass GS. The practical Evolution of Shampoos. J Soc Cosm Cher 17, 539-551 (1966).
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.