A Entrada do Homem no Mercado da Beleza
publicado em 06/04/2020
Peter Laís da Silva Pires, Karina Elisa Machado
Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Florianópolis SC, Brasil
Considerando que a insatisfação do público masculino com seu corpo tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas e que essa insatisfação abriu espaço para um novo mercado, este artigo tem o objetivo de analisar a evolução dos padrões de beleza masculina e do mercado de cosméticos voltados para o homem.
Considering that male dissatisfaction with the body has increased considerably in recent decades and that this dissatisfaction has opened space for a new market. This article aimed to analyze the evolution of male beauty standards and the cosmetics market facing the man.
Considerando que la insatisfacción del público masculino con su cuerpo ha aumentado considerablemente en las últimas décadas y que esa insatisfacción abrió espacio para un nuevo mercado. Este artículo tiene el objetivo analizar la evolución de los patrones de belleza masculina y del mercado de cosméticos para el hombre.
Fundamentação Teórica
Evolução dos padrões de beleza masculino | Influenciadores de consumo | Quebra de tabus | Mercado de cosmético masculino | Embalagens dos produtos
Metodologia
Resultados e Discussões
Considerações Finais
A insatisfação do público masculino com seu corpo tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas. A busca por um padrão de beleza, por uma imagem perfeita não é novidade para a sociedade. Na Grécia antiga, os gregos já buscavam a beleza e a perfeição do corpo por meio de treinamentos físicos e pinturas corporais.
Essa busca pela perfeição está retratada na história por meio de esculturas, como a famosa obra Discóbolo, do escultor grego Miron. O ideal estético é um referencial usado até hoje, pois impõe um padrão impossível de alcançar.1 Essa insatisfação abriu espaço para um novo mercado, o qual era pouquíssimo explorado no início, por causa de certos “preconceitos”. Esse nicho de mercado tem aumentado consideravelmente por causa da publicidade e da mídia, que contribuem para criar um novo padrão estético de perfeição para o homem. O homem contemporâneo consome aquilo que a mídia lhe apresenta, pois as campanhas publicitárias veiculadas por ela estão cada vez mais criativas, intuitivas e visuais, fazendo com que ele aceite de forma mais fácil o novo padrão de beleza masculina, criando assim um novo público consumidor.2
Em parte, esse novo mercado voltado para o público masculino está se popularizando também por causa dos “influenciadores
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1. Domingues JE. A beleza da Grécia antiga no século XIX, 2015. On-line. Disponível em: www.ensinarhistoriajoelza.com.br/a-beleza-na-grecia-antiga-e-hoje. Acesso em: 20/8/2017
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