Fundamentação Teórica
Evolução dos padrões de beleza masculino | Influenciadores de consumo | Quebra de tabus | Mercado de cosmético masculino | Embalagens dos produtos

Metodologia

Resultados e Discussões

Considerações Finais


A insatisfação do público masculino com seu corpo tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas. A busca por um padrão de beleza, por uma imagem perfeita não é novidade para a sociedade. Na Grécia antiga, os gregos já buscavam a beleza e a perfeição do corpo por meio de treinamentos físicos e pinturas corporais.

Essa busca pela perfeição está retratada na história por meio de esculturas, como a famosa obra Discóbolo, do escultor grego Miron. O ideal estético é um referencial usado até hoje, pois impõe um padrão impossível de alcançar.1 Essa insatisfação abriu espaço para um novo mercado, o qual era pouquíssimo explorado no início, por causa de certos “preconceitos”. Esse nicho de mercado tem aumentado consideravelmente por causa da publicidade e da mídia, que contribuem para criar um novo padrão estético de perfeição para o homem. O homem contemporâneo consome aquilo que a mídia lhe apresenta, pois as campanhas publicitárias veiculadas por ela estão cada vez mais criativas, intuitivas e visuais, fazendo com que ele aceite de forma mais fácil o novo padrão de beleza masculina, criando assim um novo público consumidor.2

Em parte, esse novo mercado voltado para o público masculino está se popularizando também por causa dos “influenciadores