Tecnológicos e promissores

Matérias-primas

Avaliações

Novas formulações

 

 

 

Tecnológicos e Promissores

 

1a8.jpgO equilíbrio da flora bacteriana – conceito comumente associado às áreas de alimentos e bebidas – está cada vez mais presente no universo da beleza. Nos últimos anos, inovações no mercado cosmético internacional chegaram com a260.jpg proposta de utilizar probióticos e prebióticos para proteger, recuperar e fortalecer as defesas da pele.

 

Desde o lançamento do Projeto Microbioma Humano, em 2007, crescem as pesquisas e o entendimento a respeito da contribuição de bactérias, leveduras, vírus e fungos para a saúde do organismo. Alimentos elaborados com probióticos e prebióticos podem melhorar o trânsito intestinal, a digestão de proteínas e o aumento da absorção de vitaminas e minerais, dentre outros resultados positivos.

 

Em síntese, prebióticos são componentes alimentares não digeríveis, que estimulam a proliferação ou a atividade de populações de bactérias boas. Eles servem como alimento para essas bactérias, estimulando-as a crescerem e a combaterem as indesejáveis. Probióticos são microrganismos vivos que, em quantidades adequadas, conferem efeitos benéficos à saúde, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando a absorção de nutrientes.345.jpg

 

A farmacêutica Patrícia Santos Lopes, professora adjunta na Unifesp Diadema, esclarece que os efeitos probióticos não estão necessariamente ligados à presença de bactérias viáveis, “uma vez que os mecanismos ou benefícios clínicos não estão diretamente relacionados a essa viabilidade”.

 

“Nesse contexto, surgiram os pós-bióticos, que são definidos como fatores solúveis (produtos ou subprodutos metabólicos), secretados pelas bactérias vivas ou liberados ela lise bacteriana, que oferecem efeitos positivos ao usuário”, explica. Patrícia integra um projeto de desenvolvimento de sistemas nanoestruturados compostos por prebióticos e pós-bióticos para aplicação em formulações para o cuidado das mãos. (veja box no final do texto)434.jpg

 

Na última década, empresas de biotecnologia, como a norte-americana AOBiome, vêm realizando estudos sobre o microbioma humano, com foco em tratamentos terapêuticos para doenças inflamatórias da pele. As pesquisas da AOBiome são relacionadas às bactérias oxidantes de amônia (Ammonia-Oxidizing Bacteria - AOB) e sua importância para a microbiota cutânea e para a saúde geral do organismo. A empresa é detentora da marca de cosméticos Mother Dirt, pioneira no desenvolvimento de produtos formulados com AOB e criados para ser “biome-friendly”.

 

O AO+ Restorative Mist, um dos itens comercializados pela Mother Dirt, é “o primeiro de seu tipo a usar probióticos verdadeiramente vivos e ativos para combater bactérias causadoras de manchas e proporcionar uma pele radiante e com aparência mais saudável. O ingrediente revolucionário AOB interage com elementos encontrados naturalmente no suor para produzir dois subprodutos poderosos – nitrito e óxido nítrico –, que são essenciais para um microbioma cutâneo equilibrado”, informa o site da marca.