Novo Ingrediente Catiônico para Cosméticos
publicado em 04/04/1996
E Prat
Pulcra SpA, Barcelona, Espanha
J Kahre
Henkel KGaA, Düsseldorf. Alemanha
N Totani
Henkel Hakusui Corp., Tokyo, Japão
Este artigo descreve as propriedades de biodegradabilidade e condicionamento de tensoativo catiônico da classe esterquats, sintetizados pela esterificação da trietanolamina com ácidos graxos e a subsequente quaternizados por dimetil-sulfato (DMS).
A Química dos Esterquats
Perfil Toxicológico do Esterquat Comercial
Toxicidade e Dermatologia dos Esterquats
Performance Aplicacional nos Fios de Cabelo
Formulações com Esterquat
Conclusão
Nos últimos anos, o comportamento das substâncias químicas no meio ambiente ganhou importância em praticamente todos os produtos. Portanto, a indústria tem desenvolvido novos tipos de matérias-primas para preencher este espaço mercadológico.
Uma característica importante para matérias-primas cosméticas é a biodegradabilidade sob condições aeróbias e anaeróbias. Isto é particularmente verdadeiro para agentes condicionadores catiônicos, facilmente removidos destes meios através da adsorção pela lama.
Uma nova classe de tensoativos catiônicos é a dos esterquats, cuja estrutura química é mostrada na Figura 1. São sintetizados pela esterificação da trietanolamina com ácidos graxos e a subsequente quaternizados por dimetil-sulfato (DMS). O esterquat de grau cosmético, comercialmente conhecido como Dehyquart F-75 (Henkel KGaA), é produzido a partir do ácido graxo de óleo de palma, especialmente desenvolvido para a indústria de produtos cosméticos e de higiene, livres de solventes (menos que 1 ppm). Apresenta-se sob a forma de flocos, fácil para manipular
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
1. Organization for Economic Cooperation and Development - OECD, Paris, 1981.
2. Busch P. Subjektiv und objektiv methoden in der Haarkosmetik. Ärztliche Kosmetologie 19:270-315, 1989.
3. Busch P, Förster Th, Hensen H. Müller Kirschbaum Th, Tesman H. Subjektiv/objektiv - Bewertung kosmetischer Effekte. Ärztliche Kosmetologie 20:498-502, 1990.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.