Desenvolvimento dos Produtos
Produtos para Maquiagem
Avaliação de Segurança
Rotulagem
Conclusão

 

 

A RDC 15/2015 da Anvisa que dispõe sobre os requisitos técnicos para a concessão de registro de produtos de higiene, cosmético pessoal e perfumes infantis, introduziu novas categorias de produtos. Nesta oportunidade estará sendo avaliada a categoria maquiagem que corresponde produtos para o rosto, região dos olhos e para as unhas.
 
 
Pele da criança
 
A pele da criança difere da pele do adulto e necessita de cuidados únicos – é caracterizada como fina, frágil, sensível e imatura.A principal diferença entre a pele infantil e a pele adulta envolve a permeabilidade, a reatividade, a transpiração e a fotossensibilidade.
O desafio é manter saudável a integridade da barreira epidérmica da pele da criança.
A pele, o maior órgão do corpo humano, é formada pela epiderme, pela derme e pelo tecido celular subcutâneo (Figura 1).
 

CT293_Integra_Página_39.jpg

A epiderme compreende o estrato córneo e as camadas granulosa, espinhosa e basal. A derme é composta de colágeno e elastina e abriga as terminações nervosas, vasos sanguíneos e linfáticos, glândulas sudoríparas e sebáceas. O tecido celular subcutâneo é composto de tecido conjuntivo  gorduroso.2
 
A pele infantil tem o mesmo número de camadas que a de um adulto, mas a camada mais externa de sua epiderme é muito mais fina e as células são bem menos compactadas que as deste. A barreira cutânea da criança é diferente da dos adultos e, até os cinco ou seis anos de idade, a espessura e a quantidade de substâncias nessa barreira ainda não são totalmente usadas, o que torna a pele mais permeável.
 
Na pele infantil, as glândulas sebáceas e sudoríparas ainda são menos ativas, e a camada hidrolipídica e o manto ácido protetor ainda são relativamente fracos. Isso significa que a função de barreira é mais comprometida na pele infantil e que esta está mais sujeita a alterações que a pele adulta. Entre o nascimento e a maturidade, a área de superfície da pele da criança aumenta e várias estruturas cutâneas sofrem alterações anatômicas e funcionais.1