Upcycling
publicado em 08/06/2021
Erica Franquilino - Jornalista
A bolsa personalizada que já foi um jeans surrado e as sobras que ressurgiram em um risoto delicioso são exemplos cotidianos de upcycling ou upcycle. A técnica de reaproveitamento está em consonância com o conceito de economia circular e consiste, em síntese, na elaboração de produtos inovadores a partir de resíduos que iriam para o lixo.
“Diferentemente da reciclagem, que produz um item de valor semelhante ao que foi ‘descartado’ com alto uso de energia, o objetivo do upcycling é produzir um artigo de maior valor agregado, com menor gasto de energia”, explica Daniele Vasconcelos, assistente técnica da High Chem.
A ideia é investir no aproveitamento máximo de materiais pré e pós-consumo, num processo vantajoso para a empresa que produz e para a que adquire os resíduos, uma vez que representam novas oportunidades de negócio. As novidades que chegam aos consumidores são expressões de sustentabilidade, criatividade e, em alguns casos, de exclusividade.
O termo “upcycling” foi usado pela primeira vez em 1994, pelo ambientalista alemão Reine Pilz, em referência à reutilização de materiais em áreas como moda e design. A popularização aconteceu a partir de 2002, com a publicação do livro Cradle to cradle: rethinking the way we make things (no Brasil, Cradle to cradle: criar e reciclar ilimitadamente), escrito pelo arquiteto norte-americano William McDonough em parceria com o químico Michael Braungart.
A indústria da moda, que está entre as mais poluentes do mundo, tem dedicado atenção especial ao upcycling. De acordo com um levantamento feito pela Fundação Ellen MacArthur, anualmente a indústria global da moda produz cerca de 53 milhões de toneladas de fibras têxteis. A maior parte de tudo isso (70%) tem como destino os aterros sanitários.
Uma das referências em upcycling nesse mercado é a marca norte-americana Reformation, criada por Yaya Aflalo. Na fabricação das peças, são utilizadas (além de tecidos sustentáveis) sobras da indústria têxtil e tecidos resultantes da desconstrução de roupas vintage.
A peti h, marca do grupo francês Hermès, recolhe todos os materiais que sobram da linha de produção da grife para transformá-los em objetos, como peças de decoração, acessórios, roupas, sapatos, carteiras e bolsas. As criações são produzidas como peças únicas ou edições limitadas.
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