O envelhecimento populacional é um fenômeno global, que está associado ao aumento da expectativa de vida e à redução dos índices de natalidade. No Brasil, a população envelhece de forma acelerada, em níveis superiores à média mundial. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de idosos dobrará no país em apenas 25 anos. Na França, por exemplo, um avanço desta magnitude aconteceu ao longo de 145 anos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que 810 milhões de pessoas tinham 60 anos ou mais em 2012, o equivalente a 11,5% da população global. A estimativa é de que esse número chegue a 1 bilhão em menos de 10 anos e mais que duplique em 2050, totalizando 2 bilhões de pessoas – ou 22% da população mundial.

No que diz respeito ao Brasil, a pirâmide etária da população vem apresentando mudanças expressivas ao longo das últimas décadas. Nos anos 1980, quando as taxas de natalidade eram mais elevadas, tínhamos uma pirâmide com a base ampla e o topo mais estreito, o que significava que o país