Minimalismo
publicado em 20/08/2023
Erica Franquilino
Jornalista
O movimento prioriza a simplicidade
e abre caminho para novas rotinas,
estilos de vida e de consumo
Conceito
Beleza minimalista
Design Minimalista
No contexto do mercado cosmético, a tendência minimalista ganha força em duas frentes: na produção e no consumo de produtos multifuncionais, que economizam tempo, espaço, são ambientalmente amigáveis e entregam vários benefícios em um único item, e no surgimento de marcas que investem em formulações com menor número de ingredientes – sem deixar de entregar eficácia e norteadas pela sustentabilidade.
Moda, design, decoração e outros segmentos experimentam uma volta do básico, num movimento que não é novidade nos últimos anos, mas que se intensificou no pós-pandemia. Um levantamento realizado em 2021 pela MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital, mostrou que 92% dos consumidores brasileiros entrevistados estavam dispostos a pagar mais por roupas mais duradouras, 68% por peças com proteção solar e 67% por itens produzidos de acordo com diretrizes de sustentabilidade.
O minimalismo e a preocupação com práticas mais sustentáveis são frutos deixados pelo lado B da crise. No ano passado, o relatório Consumidor do Futuro, produzido pela Worth Global Style Network (WGSN), listou cinco perfis de consumi dores que estariam em evidência em 2023. Esses novos consumidores são denominados como Minimalistas, Eco-revolucionários, Utópicos, Superbásicos e Dermo-ilusionistas.
Para visualizar o restante do artigo faça seu login ou então se cadastre gratuitamente e acesse todo o conteúdo disponível.
Deixar comentário
Para comentar é preciso fazer login no sistema.