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O segmento esportivo, ainda pouco explorado pela indústria cosmética, tem potencial para crescer e render boas oportunidades às empresas do setor

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 A prática de exercícios físicos ajuda a turbinar a capacidade de concentração e aprendizagem, colabora para a proteção contra alguns tipos de doenças e melhora o humor. Tais benefícios vêmimpulsionando mudanças no comportamento deum número cada vez maior de pessoas. O sedentarismo, apesar de persistir na rotina da maioria dos brasileiros, vai perdendo espaço para a busca por um estilo de vida mais saudável.
 
O panorama que você verá nas próximas páginas indica que o mercado de produtos desenvolvidos para esportistas e atletas é promissor: tanto no que se refere à tendência decrescimento da adesão às atividades esportivas, como na consequente demanda por artigos que supram as necessidades dessas pessoas.
 
A maioria dos brasileiros ainda está deixando para começar a se mexer na próxima segunda-feira. É o que aponta o Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte), divulgado pelo Ministério do Esporte em junho do ano passado. Estudo inédito na América do Sul, o trabalho foi desenvolvido para mapear a relação dos brasileiros com a prática de atividadefísica e trazer informações sobre a cultura esportiva no país.O estudo revelou que quase metade da população entre 14 e 75 anos, cerca de 45,9% (67 milhões de pessoas), não pratica nenhum tipo de atividade física. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Visão, que ouviu mais de 8.900 pessoas durante o ano de 2013, em seis cidades brasileiras.
 
Segundo o estudo, o índice de sedentarismo das mulheres (50,4%) é maior que o dos homens (41,2%). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerado ativo quem pratica atividade física, com duração mínima de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana.
 
Uma parcela de 54,1% dos entrevistados afirmou que pratica algum tipo de atividade física. Entre os principais motivos mencionados por quem incorporou os exercícios físicos a sua rotina estão: o desejo por qualidade de vida e bem--estar, a melhoria no desempenho físico e indicação médica. Concebida entre 2010 e 2014, a pesquisa teve a colaboração das universidades federais do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de Goiás, do Amazonas, de Sergipe e da Bahia (veja mais no box ).
 

Expectativas de crescimento

Calçados, roupas, suplementos alimentares, medicamentos, equipamentos, acessórios e outros tantos produtos e serviços voltados ao esporte compõem uma indústria diversificada. Não existem dados ofi ciais sobre o mercado esportivo no Brasil, mas indicadores sobre algumas modalidades mostram a crescente disposição dos brasileiros para suar a camisa.