Manchas no alvo | O papel da melanina | A estrutura da pele

Tipos de manchas | Segurança e eficácia

O que o mercado do cosmético oferece

 

Manchas no alvo

     Em um país de clima tropical, como o Brasil, as pessoas se expõem ao Sol com maior frequência e, em consequência disso, tornam-se mais susceptíveis a discromias em geral. Discromia é o termo utilizado para qualquer anomalia ou alteração na pigmentação da pele. É dividida em hipocromia (menos pigmentação em contraste com a cor natural da pele) e hipercromia (mais pigmentação ou pigmentação distinta). O Sol, sem dúvida é o maior vilão quando se trata de hipercromia. Por mais que se saiba que o filtro solar é indispensável, seja na praia ou na cidade, pouca gente tem o cuidado de passar o produto várias vezes ao dia, como recomendam os médicos dermatologistas. Resultado: no final do verão, a pele que foi exposta ao Sol sem proteção está marcada e cheia de manchas. A Cosmetologia investe em pesquisas para descobrir novos princípios ativos clareadores, buscando produtos com menor grau de sensibilização, menor risco de fotos sensibilidade e maior eficácia.

 

O papel da melanina

     As discromias são causadas, de modo geral, pela alteração na produção, na transferência ou na perda de melanina da pele. A melanina é uma proteína responsável pela cor da pele, dos olhos, dos pelos humanos e atua também em outros animais. Ela é produzida pelas células que se localizam na camada basal da epiderme, são os melanócitos.

     A melanina é formada nos melanócitos por ação de uma enzima denominada tirosinase. Esta enzima age na tirosina e a transforma em DOPA (diidroxifenilalanina), e depois de ocorrerem vários passos bioquímicos esta substância é transformada em melanina. Existem dois tipos de melanina: