Fase de mudanças

No mercado

Oncologia Estética

Destaques do mercado

 

capa.jpg


      Além do impacto do diagnóstico e da decorrente batalha para vencer a doença, pessoas em tratamento contra o câncer têm de lidar com alterações drásticas na aparência, como a perda de cabelos. Produtos para cuidado pessoal e artigos de maquiagem ajudam a atenuar alguns dos problemas relacionados a essa fase, como o ressecamento excessivo da pele, manchas e a ausência de sobrancelhas, por exemplo. São itens essenciais para a preservação do autocuidado, em meio a tantas mudanças.

   Câncer é a denominação conferida a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células, que, por sua vez, invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. O acúmulo de células cancerosas determina a formação de tumores. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo.
 
   Caso a doença tenha início em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, é denominada carcinoma. Quando o início ocorre em tecidos conjuntivos, como ossos, músculos ou cartilagens, é chamada de sarcoma. Os tipos de câncer também são diferenciados em razão da velocidade de multiplicação das células e da capacidade de invadir tecidos e órgãos - vizinhos ou distantes.
 
  Em síntese, os tratamentos podem incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Em muitos casos, é preciso combinar mais de uma modalidade. Dor, náusea e fadiga são alguns, dentre os vários efeitos colaterais do tratamento.

 
Fase de mudanças
 
 
Substâncias quimioterápicas bombardeiam o tumor e podem ser administradas com finalidade curativa; adjuvante, feita em combinação com a cirurgia curativa; prévia, como nos casos em que a medicação reduz o tamanho do tumor antes da cirurgia; e paliativa, quando a intenção é melhorar a qualidade da sobrevida do paciente.
 
   Os quimioterápicos, contudo, não atacam apenas as células tumorais. Essas substâncias também atingem as estruturasnormais e que se renovam constantemente no organismo, como a medula óssea, os pelos e a mucosa do tubo digestivo. Por essa razão, a medicação é aplicada em ciclos periódicos – observando- se o tempo necessário para a recuperação dessas estruturas.