Integração com os profissionais 

Foco na atualização das manicures 

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Integração com os profissionais

     A Niasi nasceu e cresceu com o objetivo de atender aos salões de cabeleireiros e, por isso, oferece a este mercado tinturas e linhas de tratamento que utilizam modernos conceitos e matérias-primas, frutos de seus recursos tecnológicos. “Há duas categorias de desenvolvimento de produto profissional. Uma voltada exclusivamente para o uso do cabeleireiro e outra para uso integrado, ou seja, o consumidor utiliza, em casa, alguns produtos da mesma linha que o profissional no salão”, explica a gerente de P&D da Niasi, Solange Garcia. Segundo Solange, a empresa parte do princípio de que o cabeleireiro é um técnico, treinado para usar corretamente os produtos. “Tudo o que consideramos inovação, em termos de formulação, desenvolvemos para este profissional”, comple- menta. Os produtos criados para a linha profissional possuem fórmula concentrada, de ação rápida, uma vez que devem agir durante o período em que a cliente está no salão. “A mulher quer sair do salão linda e maravilhosa; e assim o produto tem que agir rapidamente”, comenta. Para que o cabeleireiro possa aproveitar ao máximo todos os recursos tecnológicos oferecidos pelo produto, a integração_com_os_profissionais.pngempresa recebe profissionais de todo o Brasil em seu Centro Técnico, que fica na sede da Niasi, na Grande São Paulo. Lá se reúnem para aperfeiçoamento e para participar de pesquisas de desenvolvimento de produtos. Com isso, ocorre a integração entre técnicos e profissionais para que os produtos cheguem ao mercado testados e aprovados. “Muitos dos produtos que criamos para o profissional migram para o consumidor em uma linha de revenda, porém é o próprio cabeleireiro que irá vendê-lo em seu salão e ensinar à sua cliente a usá-lo com segurança, de acordo com o tipo de cabelo. Neste caso, a fórmula é a mesma, o que muda é a quantidade, ou seja, a embalagem é menor”, explica a gerente.

     Os alisantes de cabelo só podem ser manipulados por profissionais, pois a formulação contém ingredientes químicos (tioglicolato de amônio, guanidina ou hidróxido de sódio) que podem danificar os fios. Mesmo o kit disponível no varejo para a consumidora final, deve ser aplicado por um cabeleireiro. “Algumas pessoas compram produtos que estão à venda no mercado e aplicam em casa. Na maioria das vezes, os resultados obtidos são catastróficos. Os cabelos não ficam lisos, e se tornam mais secos, quebradiços e difíceis de pentear”, diz Solange. Isso acontece porque uma base química não é compatível com outra, e a consumidora não sabe disso. Na hora de aplicar o produto é preciso analisar o estado do fio, testando uma mecha para saber a resistência do cabelo, e um profissional conhece essas sutilezas. “O salão não é obrigado a ter um estoque de marcas. O importante é que a consumidora saiba que alisantes devem ser aplicados pelo cabeleireiro. E este aviso tem que estar na embalagem do produto vendido no varejo”, conclui.

integração_profissionais.png     A coloração formulada para o cabeleireiro tem pigmentação diferenciada, para proporcionar uniformidade, precisão e cobertura perfeitas dos fios brancos. “De modo geral, as cores são oferecidas individualmente para que o cabeleireiro possa misturar a proporção de oxidante, de acordo com a sua necessidade para atender a cliente”, ela confirma. Já a coloração do varejo tem como objetivo tratar e cobrir os fios brancos, e por isso é vendida pronta, dentro de um kit com volume pré-determinado pela empresa de pigmento e oxidante para que o resultado seja apenas uma única tonalidade. “Os kits oferecem ainda um sachê de tratamento para aplicar antes ou depois da coloração e uma luva descartável. Basta a consumidora misturar e aplicar. Afinal, tudo foi pensado para a sua segurança.”

     As linhas de tratamento em salão possuem formulação mais concentrada, com ativos especiais, que oferecem resultado imediato, em doses únicas ou passo-a-passo. Neste caso, alguns produtos são oferecidos para a consumidora para que ela dê continuidade ao tratamento em casa. “A linha de manutenção (shampoo, condicionador, leave-in, máscara capilar) tem a mesma fórmula, os mesmos ativos, mas a sua função é manter os resultados no longo prazo. São produtos diferentes daqueles usados pelo profissional na hora do tratamento”, explica Solange.

 

Foco na atualização das manicures

     Responsável pelo embelezamento das mãos e dos pés, a manicure precisa estar atenta às novidades que surgem no universo da beleza para conquistar seus clientes e construir uma carreira de sucesso. Pensando nisso, as empresas de cosméticos colocam no mercado produtos modernos, para facilitar o trabalho desta profissional. A formulação dos esmaltes é idêntica, tanto para a manicure, quanto para a consumidora. “A Risqué colocou no mercado há algum tempo um frasco de esmalte maior (20 ml) para a manicure, mas não funcionou. Ela tinha que investir muito para ter várias opções de cor”, comenta Solange Garcia. A marca também oferece produtos de tratamento para cutícula e cremes para mãos e pés, investindo em cursos para as manicures de todo o país, visando atualizá-las com os lançamentos e técnicas de embelezamento das unhas.

     A Avamiller, responsável pela marca Impala, oferece esmaltes, removedores, secante, diluentes, cremes para mãos e pés. Segundo o gerente de Fabricação, Cleber Contente, não há diferença no desenvolvimento das fórmulas dos produtos tanto para a manicure quanto para o consumidor final. “Existe algum diferencial nas embalagens dos cremes que disponibilizamos, ou seja, frascos de 230 g - mais indicados para a profissional -, e bisnagas de 100 g, para a consumidora”, explica, mas confessa que a empresa tem uma linha de cuidados para unhas e cutículas que foi formulada pensando nas manicures.

manicure.png     “A Impala já possuiu uma linha de esmaltes – a chamada linha de tratamento – para manicures – em uma apresentação de frascos de 60 ml, funcionando como um refil; porém, nós não comercializamos esta linha há mais ou menos 15 anos. Estamos pensando em retornar, mas ainda estamos em fase de estudo”, finaliza.

     A empresa procura manter um contato direto com as manicures através do Clube da Manicure da Impala, que oferece apresentações de técnicas de unhas decoradas e hidratação de mãos e pés, workshops sobre o posicionamento da manicure no mercado de trabalho, apresentação dos produtos indicando melhor aproveitamento e os cuidados de conservação, e um jornal denominado Impala Mania que oferece dicas e apresenta os lançamentos, que é enviado às manicures cadastradas no clube.