Mercado Superpoderoso: Eles têm a Força 

Sinônimo de Confiança 

Crianças e Adolescentes: Atenção Especial

Na vitrine

 

Mercado Superpoderoso: Eles têm a Força

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Um raio-X do segmento de produtos cosméticos infantis: dados do segmento, oportunidades e perspectivas frente a um mercado de mais de 60 milhões de crianças e adolescentes.

     Nos primeiros anos de vida, o que define a compra é o cuidado da mãe, a confiança que ela deposita em produtos de qualidade. Não demora e começa a valer a vontade dos pequenos, munidos de um arsenal de informações fornecidas pela mídia, com seu indiscutível poder de persuasão. Nesse território entram os personagens, o lúdico, a criatividade, a funcionalidade e, claro, a qualiade como ferramentas para garantir espaço no mercado.

     Antes de tudo, vale mencionar que o Brasil tem população estimada em 185 milhões de habitantes, quase um terço tem menos de 14 anos. O segmento infantil, que compreende produtos para cabelo, pele, proteção solar e cuidado pessoal, movimenta no mundo cerca de 2% do mercado cosmético a preço de consumidor final (cerca de US$ 5 bilhões – Euromonitor 2004). Na América e no Brasil o percentual de participação de mercado é o mesmo: 2% (US$ 418 milhões e US$ 202 milhões, respectivamente).

 

Sinônimo de Confiança

sinônimo_de_confiança.png     O desenvolvimento de novos produtos foi a chave para o aumento do faturamento no segmento em anos recentes. Em geral, os líderes de fabricação, Johnson & Johnson e Colgate–Palmolive, foram os principais responsáveis por esses novos lançamentos, valendo-se de apelos de marketing como figuras de animais, produtos licenciados, aromas de frutas e cores vibrantes nas embalagens, semelhantes às usadas pelos fabricantes de brinquedos.

     “Para crianças a partir de dois anos, lançamos recentemente a linha Johnson’s Crescidinhos, com shampoos e condicionadores desenvolvidos especialmente para crianças desta faixa etária. As embalagens são coloridas, com personagens divertidos, fáceis de segurar, abrir, fechar e com tampas dosadoras para evitar desperdícios”, diz a gerente de grupo de produtos da J&J, Marina Sachs.

     Para o mercado local, Johnson & Johnson é sinônimo de produtos infantis — e sinônimo de confiança. Tal posição deve-se a sua extensa linha de produtos para bebês, à reputação da marca entre consumidores e profissionais de saúde, e principalmente, a sua agressiva estratégia de marketing, baseada em exaustivas pesquisas de mercado. “No mercado infantil de toiletries, a Johnson’s baby é líder absoluta, com 29,6% de share de mercado”, afirma a gerente de produtos.

     O ponto-de-venda também foi alvo de altos investimentos para a empresa. Um conceito desenvolvido em 2002 pela empresa ainda continua em ação: “uma loja dentro da loja”, no qual se oferece uma interação diferente e padronizada em todos os pontos-de-venda espalhados pelo país. Foi desenvolvido um manual específico para os distribuidores de produtos, orientando como organizar o mix de produtos, dentre outros detalhes pertinentes à estratégia de apresentação.