Alto desempenho

Formas de apresentação

Foco na multifuncionalidade

 

 

Alto desempenho

Com uma pegada mais natural, a pele viçosa e iluminada é uma das principais tendências de maquiagem, em linha com a valorização da autenticidade – cada vez mais presente na estética de cabelos e corpos. Essa predominância convive democraticamente com hits como cores impactantes (em sombras e batons) e traços que desconstroem delineados precisos, conferindo personalidade ao visual.

ET50_04.jpg
Para atender às demandas de consumo, como a busca por praticidade e multifuncionalidade, crescem os lançamentos que agregam benefícios adicionais aos produtos – com atenção à saúde da pele. “Uma boa base camufla as imperfeições da pele. Uma excelente base resolve problemas de pele”, define Luciana Pinto, gerente de aplicações e serviços da Assessa.


“Em tempos de cultura digital, a imagem que projetamos ganha ainda mais importância, pois seu alcance é amplificado. A procura por performance em produtos de beleza não é mais tendência, é comportamento adquirido. Para as marcas, é extremamente importante observar isso”, acrescenta.


A categoria de maquiagem vem registrando bom desempenho nos últimos anos. Segundo a Euromonitor International, as vendas do varejo ao consumidor final no grupo “Colour Cosmetics” passaram de R$ 8,88 milhões em 2014 para R$ 10,063 milhões em 2019 – um crescimento de 13,3%. O Brasil ocupa a quinta posição no mercado mundial de maquiagem (dados de 2018). A Euromonitor aponta as três marcas com maior participação no mercado nacional em 2019: Grupo Boticário (20,3%), Avon (13,5%) e Mary Kay (11,4%).


Em razão da situação atual e do potencial impacto da Covid-19 nas indústrias abrangidas pelo levantamento da Euromonitor, a empresa não pode fornecer estimativas de crescimento para os próximos anos. No momento, suas equipes estão analisando as implicações da pandemia nos dados de consumo, em nível global.

 

Formas de apresentação

Pós faciais e compactos: os pós faciais são formulados com substâncias minerais finamente moídas e pulverizadas. Eles alteram a tonalidade e conferem aspecto uniforme à pele, ainda que temporariamente, além de controlar a oleosidade. Os pós compactos têm composição semelhante à dos pós faciais. A diferença está na adição de um aglutinante e no processo de compactação, feito por meio de prensas especiais.


Sombras: são apresentadas nas formas em pó, compactada, cremosa ou acondicionada no formato de lápis. As mais comuns são as sombras compactas. É importante que elas não apresentem acúmulos nas pálpebras e ofereçam bom espalhamento, aderência e textura leve.


Bases: normalmente são apresentadas em cremes ou emulsões do tipo O/A com pigmentos em suspensão. Há também as versões em pó, no caso de maquiagens minerais. Elas tonalizam e deixam a pele com aspecto uniforme. Existe uma boa variedade de formulações, como as oil free à base de água e silicone, com agentes umectantes para evitar o ressecamento da pele; as de longa duração; as que ajudam a regular o brilho e a oleosidade da pele; as com efeito óptico; e a base líquida, com efeito lifting.


Blushes: devem oferecer textura suave, fácil aplicação e cobertura uniforme. São produtos formulados com alta concentração de pigmentos e apresentação em forma de pó, compactado, líquido e em creme.


Máscaras para cílios: além de colorir, elas podem aumentar o volume, espessar, alongar e intensificar a curvatura dos cílios. É importante que os fios não grudem ou acumulem excesso de produto. A escova de aplicação (reta ou arqueada, com cerdas finas ou grossas) é fundamental para garantir o desempenho do produto.