Microbioma cutâneo

 

A pele humana é rica em microrganismos essenciais para a saúde. Um centímetro quadrado 

figura_2.png

de pele pode conter até um bilhão deles. A maior parte desse microbioma é adquirida no nascimento. A diversidade encontrada no microbioma cutâneo está diretamente relacionada à saúde do indivíduo.
 
Gustavo_Facchini.png“Crianças nascidas por meio de parto natural tendem a ter a microbiota mais diversificada do que aquelas que nasceram por cesarianas”, comenta Gustavo Facchini, que integra o departamento técnico Skin Vitro do Grupo Kosmoscience. Segundo Facchini, pessoas que têm animais de estimação também têm uma microbiota mais diversa.
 
 
 

Marco_Rocha.png

Marco Rocha, dermatologista com doutorado voltado ao estudo da acne, explica que a manutenção da barreira cutânea é fundamental para a pre
servação do equilíbrio ideal entre as bactérias comensais (que existem numa relação mutuamente simbiótica e benéfica com os humanos, ajudando em várias funções) e pat
ogênicas que 
existem na pele.
 
“De maneira ideal, os microrganismos comensais ajudam a reduzir a quantidade de variantes patogênicas, mantêm o pH ideal da pele, fundamental para a defesa inata, e ajudam no desenvolvimento do sistema imunológico, à medida que o ser humano passa pelas diferentes fases da vida”, afirma. A barreira cutânea apresenta funções fundamentais no controle da permeabilidade. “Sempre que há alterações em seu funcionamento, encontramos uma disbiose, isto é, a alteração do microbioma. Nesses casos, a hidratação externa ajuda a restaurar a integridade da barreira e, consequentemente, a reequilibrar o microbioma”, completa.