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imagem_16.png   A diversificação de cores e as inovações em texturas, efeitos e acabamentos – movimento que se consolidou na última década – elevaram o esmalte ao status de acessório de moda. O Brasil é o segundo maior mercado consumidor na categoria, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados da Abihpec. A entidade informa que o consumo no segmento passou de R$ 1,8 bilhões em 2016 para R$ 2 bilhões no ano passado – um crescimento de 12%. Esmaltes representam, em valor, 24% do mercado de maquiagem no Brasil.

     De acordo com a Euromonitor, Risqué (Coty), Maybelline (L’Oréal) e Impala (Mundial) ocuparam as três primeiras posições no ranking das principais marcas de esmaltes no Brasil em 2017, considerando o faturamento de vendas. A projeção de crescimento (deflacionada) para o mercado de esmaltes no período de 2017 a 2022 é de 22,4% em faturamento e 20,9% em volume.

 

Lançamentos e tendências

     Atualmente, o consumidor busca – além de diversidade de cores e efeitos – produtos que não comprometam a saúde das unhas. “Ganhará espaço quem souber equacionar a oferta de benefícios, agregando às suas linhas o maior número de características positivas possível”, ressalta um trecho do Caderno de Tendências #2019-2020, produzido pela Abihpec. Marcas de esmaltes vêm atualizando suas formulações para colorir e tratar as unhas, oferecendo componentes de nutrição e fortalecimento.