Bem-Estar
publicado em 05/04/2020
Erica Franquilino - Jornalista
Benefícios da meditação
Uma avaliação científica conduzida por pesquisadores da Natura e do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein mostra que oito semanas de práticas regulares voltadas para o relaxamento, a respiração, a atenção e a meditação são suficientes para reduzir sintomas de estresse e promover o bem-estar.
A constatação veio por meio de um programa desenvolvido em parceria com a Associação Palas Athena e colocado em prática por 70 mulheres que ocupam cargos de gerência na Natura. Durante as oito semanas, as colaboradoras participaram de encontros presenciais, com duração de uma hora e meia cada, e tiveram acesso a áudios específicos para praticar a meditação em casa. Os resultados foram gerados a partir de questionários validados na literatura científica sobre dimensões do bem-estar, saúde emocional e mental. Após serem submetidas a exames de ressonância magnética funcional, foi verificada uma mudança no padrão de funcionamento do cérebro, em teste de memória realizado nas mulheres com sintomas de estresse.
A Natura informa que 53% de seus cargos gerenciais são ocupados por mulheres (dados divulgados em abril de 2017). Nas gerências de relacionamento, ponto de contato com as consultoras da marca, esse percentual chega a 100%. Com o programa desenvolvido em parceria com o Hospital Albert Einstein, o estresse, uma das principais queixas das mulheres, foi reduzido em 35,3% para os sintomas percebidos no mês anterior à pesquisa. Em relação a sintomas psiquiátricos, como tristeza e preocupação, houve melhora em 27,84% dos casos; e em 14% para emoções negativas, como medo e irritação.
Refúgios de tranquilidade
Conheça o panorama do segmento de spas no Brasil, tendências que avançam no mercado nacional e dados históricos que ajudaram a construir a atual concepção de spa.
A pausa para descansar e desfrutar um cuidado especial pode acontecer em meio a belas paisagens e tratamentos sofisticados, na academia próxima ao local de trabalho ou em casa, pelas mãos do terapeuta solicitado via aplicativo. A diversificação e a conveniência são aspectos predominantes no mercado de spas no Brasil, onde prevalecem as empresas de pequeno porte.
Existem cerca de dois mil spas no país, com faturamento anual médio de R$ 840 milhões por ano, informa a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas). A maioria desses estabelecimentos – mais de 90%, segundo estimativa de Gustavo Albanesi, presidente da entidade – são day spas, que podem estar localizados em ruas, hotéis, shopping centers, academias ou salões de beleza. “Se incluirmos as clínicas de estética, o número de estabelecimentos sobe para quase 10 mil pontos”, comenta Albanesi.
A conscientização em relação à prevenção de doenças, aos cuidados com a saúde e à importância da prática de atividades físicas, dentre outros fatores, aproximou o conceito “spa” da rotina das pessoas. Ainda que diversas regiões brasileiras apresentem um número significativo de spas de destino, os day spas vêm registrando o maior crescimento desse mercado nos últimos anos, sobretudo nas grandes cidades brasileiras, com serviços que ajudam a resgatar o equilíbrio em apenas um dia.
Albanesi também destaca iniciativas voltadas ao ambiente corporativo. “Ações de bem-estar e spas estão cada vez mais presentes no ambiente de trabalho, seja por meio de massagens periódicas, oferecidas in company, ou de spas estruturados dentro de empresas. Temos, por exemplo, unidades do Buddha Spa dentro do Banco Santander e no complexo do Banco Bradesco”, afirma o presidente da ABC Spas e um dos fundadores do Buddha Spa.
A rede de spas urbanos Buddha Spa, a maior do país, opera no sistema de franquias e tem unidades em diversas cidades e estados, localizadas em imóveis de rua, hotéis, condomínios, shoppings, salões de beleza e academias. Com foco em serviços de bem-estar, relaxamento e estética, são oferecidos mais de 25 tipos de terapias e day spas, além de procedimentos exclusivamente voltados para o público masculino, gestantes e mulheres no pós-parto. A rede Buddha Spa nasceu em São Paulo, em 2002, e dobrou de tamanho a partir de 2012, ao amplificar sua presença em hotéis e academias de diferentes regiões do país.
Nos spas localizados em resorts e hotéis, uma das tendências é aliar as lindas paisagens à cultura e às tradições dos locais onde esses negócios estão inseridos. O Spa Comandatuba by L’Occitane, localizado no sul da Bahia, oferece tratamentos à base de cacau. No Txai Resort Itacaré, também no litoral baiano, o “banho de purificação” é inspirado em uma antiga tradição baiana e usa uma combinação de sal grosso e óleo de coco para limpar a pele e o campo energético.
Pacotes em resorts incluem tratamentos de spa para toda a família. No Iberostar Praia do Forte Golf & Spa Resort, o Spa Sensations oferece serviços para crianças e bebês: o tratamento de uma hora no Spa Baby inclui banho, aplicação de hidratante e massagem.
Dentre os hotéis de luxo, também são destaques as parcerias com grifes internacionais. No Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, localizado no pequeno município de Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, o Dior Spa Relax – único spa Dior nas Américas – usa tecnologias biovegetal e biomolecular, além de aromaterapia, cromoterapia e massagem, incluindo shiatsu. Os atendimentos acontecem em três tendas instaladas à beira-mar, na península onde fica o resort.
Em sintonia com a tendência wellness, hotéis de portes variados estão promovendo uma diversidade cada vez maior de serviços e amenidades para atrair hóspedes que buscam um estilo de vida mais saudável. Alguns projetos de novos empreendimentos hoteleiros já são elaborados com a previsão de funcionamento de spas. “Embora muitos especialistas afirmem que não basta oferecer um spa e que a vantagem competitiva está na excelência do atendimento, focada na amplitude da personalização, para muitos hotéis, serviços desse tipo são considerados uma vantagem ante a concorrência”, diz um trecho do estudo Como montar um spa urbano, produzido pelo Sebrae.
Há poucos dados sobre o mercado de spas no Brasil. O único levantamento do tipo foi feito pela ABC Spas, em 2013. Embora a entidade não tenha dados atualizados sobre o setor, informações apresentadas no Relatório Estatístico do Mercado Brasileiro de Spas demonstram algumas das principais características desse segmento no país.
Segundo o estudo, a região Sudeste tem uma representatividade de 63,3% na distribuição geográfica dos spas no Brasil. O Estado de São Paulo é reconhecido como o centro nacional nesse tipo de atividade, concentrando o maior volume de investimentos. A região Sul aparece em segundo lugar, com 15%.
Entre as cidades brasileiras consideradas grandes balizadoras de tendências e inovações desse mercado – pelo uso de técnicas diferenciadas ou equipamentos de última geração –, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. No que diz respeito à presença de spas de destino, a maioria está concentrada nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Delivery
Em uma sociedade cada vez mais conectada, a “tendência delivery” também chega ao segmento de spas, aponta Albanesi. “Consumidores fazem tudo via celular, é possível agendar e pedir o que quiser. Cresce o número de negócios na área de delivery por meio de aplicativos, e o conceito também se estende aos spas”, diz o empresário.
Empresas oferecem serviços de spa delivery em eventos – como casamentos, congressos e festas corporativas –, nos quais os convidados são presenteados com massagens relaxantes. Também ganham espaço no mercado as iniciativas que levam momentos de bem-estar aonde os clientes desejarem.
Em maio deste ano, o grupo Buddha Spa lançou um aplicativo de delivery para terapias de bem-estar e procedimentos estéticos. A plataforma Smart Spa permite que o cliente escolha o tratamento e o local onde será atendido. Massagens nas modalidades relaxante, craniana e modeladora, drenagem linfática, shiatsu, spa dos pés e tratamentos para pré e pós-parto são alguns dos serviços oferecidos.
A equipe de profissionais, credenciada pelo Buddha Spa, leva o equipamento e materiais necessários – como maca e música – para criar uma atmosfera de spa. Os serviços podem ser solicitados das 7h às 22h, de segunda-feira a domingo, com até uma hora de antecedência. O pagamento se dá pelo aplicativo, por meio do cartão de crédito.
Para empresas, a divisão Smart Spa oferece atendimentos pré-programados ou sob demanda aos funcionários. No pacote corporativo, estão a quick-massagem (sessão rápida em cadeiras especializadas, com foco nas costas e no pescoço), o spa dos pés e a massagem completa, um atendimento em maca que permite a realização de vários tratamentos corporais, como massagem relaxante, shiatsu, drenagem linfática e massagem modeladora.
Caso a empresa decida destinar um espaço completo e permanente para o atendimento de funcionários, a Smart Spa faz a ambientação do local, por meio do fornecimento dos materiais necessários, como penduradores, maca, espelho, tapete, pendente, decoração, enxoval e mobiliário.
Um pouco de história
A origem do spa está diretamente relacionada à água e seus benefícios para a saúde. Não há, no entanto, consenso no que diz respeito à procedência da palavra. O nome pode ser uma referência ao termo em latim “salute per aqua”, que significa “saúde advinda da água”, e também pode referir-se a uma cidade belga chamada Spa, que, no século 14, tornou-se famosa pelo suposto caráter medicinal de suas águas.
A relação do homem com as propriedades curativas da água remonta à Antiguidade. Na Mesopotâmia, região banhada pelos rios Tigre e Eufrates, descobertas arqueológicas datadas de 4000 a.C. mostram que os habitantes da região já conheciam práticas terapêuticas ligadas à água. Os gregos usavam as termas para banhos, massagens e dietas especiais. Para essas finalidades, criaram infraestruturas de apoio em torno das nascentes de água quente. Conforme registros dos filósofos Platão, Homero e Hipócrates, esses locais se tornaram pontos de encontro na vida social da Grécia. As pessoas que frequentavam as termas usavam preparados para a limpeza do corpo, como misturas feitas de cinzas de madeira e argila.
No Império Romano, as termas ganharam outra dimensão. Os banhos públicos tornaram-se grandes empreendimentos, com espaços para a prática de esportes, restaurantes, salas de reuniões.... Esses locais eram projetados para manter não só a água, mas todo o local confortavelmente aquecido. Para usufruir das termas, algumas vezes era cobrada uma pequena quantia, o que permitia a todos, mesmo aos escravos, a utilização dos serviços. A ascensão do cristianismo marcou o fim dos banhos públicos romanos, e as propriedades medicinais da água só voltariam a ganhar popularidade na Europa depois da Idade Média.
Em 1669, o físico inglês Thomas Guidott publicou o livro Banhos Naturais, no qual listou os diversos minerais contidos na água e suas potencialidades. O conceito original de salute per aqua impulsionou o estudo médico e terapêutico das propriedades e dos benefícios da água e da hidroterapia, com grande crescimento até o século 19. Em 1829, Vicent Priessnitz criou o primeiro spa de hidroterapia em Grafenberg, na Alemanha, com tratamentos envolvendo ar fresco, água gelada, dieta e exercícios.
É atribuída à cosmetóloga Elizabeth Arden a popularização dos spas como centros de beleza e bem-estar nos Estados Unidos. Depois da criação de seu “creme milagroso” e da divulgação das técnicas de massagem facial, ela abriu seu primeiro salão, o Red Door Salon, em 1910. Instalado na Quinta Avenida em Nova Iorque, o salão oferecia serviços e facilidades que hoje são atribuídos a um day spa, como programas personalizados de estética e beleza, voltados ao relaxamento e ao rejuvenescimento.
A atual concepção de spa foi sendo elaborada com base na integração de abordagens oriundas de diferentes povos e culturas. As saunas e atividades ao redor das águas têm suas raízes na Europa. Na Ásia, nasceram as terapias holísticas para a harmonia entre corpo, mente e espírito, a exemplo da medicina tradicional chinesa e da medicina ayurvédica indiana. A palavra ayurveda, em sânscrito, é a junção de ayus (vida) e veda (conhecimento).
No Brasil, a cosmiatra Ala Szerman é considerada uma das precursoras na criação de complexos de beleza e bem-estar. Ela foi responsável pela inauguração do primeiro spa da América Latina, instalado no hotel Jequitimar, no Guarujá, litoral de São Paulo, em 1984.
Tipos de empreendimentos
Produtos e serviços
O crescimento do mercado de spas, com opções voltadas a vários perfis de consumidores, pode oferecer boas oportunidades às empresas do setor
Com foco na personalização e customização, tratamentos oferecidos em spas aliam terapias tradicionais a abordagens inovadoras, para proporcionar experiências únicas. Conheça os atrativos de spas que são referência em bem-estar, produtos desenvolvidos para o segmento e matérias-primas que atendem às principais demandas desse mercado.
A Extratos da Terra tem 90 distribuidores, presentes em 22 estados do país e que mantêm parcerias com spas em várias localidades. Dentre os produtos utilizados em spas, Luiza Steinmetz de Souza, gerente de marketing e produtos da empresa, destaca a linha Pro Vegetal, composta por cremes e óleos para massagem, usados em procedimentos como aromaterapia, relaxamentos, hidratações, drenagens e redução de celulite.
“O grande diferencial desses produtos é a base de origem vegetal dos cremes e do óleo, que não têm parabenos e óleo mineral na formulação. Dessa forma, a permeação é facilitada e a pele fica hidratada e com toque suave e sedoso”, diz Luiza. Atualmente, a linha é composta por cinco produtos de uso profissional e dois para home care.
Indicado para o tratamento da celulite, o creme de massagem Pro Vegetal Advanced Detox – também disponível na versão home care – traz um blend de ativos nanoencapsulados e extratos que promovem a “detoxificação” do corpo, informa a gerente. A versão drenante auxilia na eliminação do líquido que fica estagnado no tecido, provocando desconforto e inchaço.
O Pro Vegetal Ômega 7 é um creme de massagem altamente hidratante, que promove a reposição tópica de ômegas essenciais para a pele, além de prevenir a flacidez. A opção home care auxilia no cuidado de peles desidratadas e sensíveis. Completam a linha o Pro Vegetal Neutro (livre de essências, óleo mineral e corante), indicado para uso em aromaterapia, e o Pro Vegetal Oil Dermo Active, para massagens relaxantes. O produto é composto por óleos vegetais de amêndoa doce, girassol, argan e vitamina E.
“O mercado de spas está buscando produtos de qualidade, com uma pegada mais vegetal, vegana e sustentável. Além disso, no último ano, vimos aumentar muito o conceito de personalização nos tratamentos, com diferenciação e individualidade, criando a experiência de que todo o tratamento é único, criado especialmente para aquela experiência. Essa tendência está em alta fora do país e agora começa a chegar no Brasil”, ressalta Luiza.
A marca prepara o lançamento da linha Pro Vegetal Alpha Redux Coffee, formulada com ativos redutores e termogênicos, que agem nos adipócitos, diminuindo o tamanho das células de gordura e evitando o novo armazenamento. “Era o tratamento que faltava à linha. Em sintonia com a tendência de personalização, os itens conferem empoderamento ao profissional e proporcionam ao cliente um tratamento feito para ele. A linha tem produtos profissionais e um sérum home care, com aplicação descomplicada, rápida e prática”, comenta.
A Valmari tem parcerias com spas e clínicas de estética em todo o país, estabelecidas por meio de sua rede de franquias. O modelo de negócio abrange o uso de produtos e protocolos da marca a partir dos acordos de parceria, que abrangem treinamento, oficinas técnicas e experimentais e todo o apoio comercial necessário. “A Valmari tem desenvolvido projetos exclusivos para spas e clínicas, o que inclui desde o projeto estratégico, o desenvolvimento e o treinamento de equipes, até a definição de portfólios de produtos e serviços e a proposta de educação continuada de equipes multidisciplinares”, diz Rejane Padovani, diretora de marketing e da área educacional da empresa.
Rejane destaca o aumento da procura por spas urbanos. “Além de desfrutar momentos agradáveis, nesse tipo de estabelecimento também é possível realizar o tratamento de uma dor ou problema de pele sem precisar deslocar-se para lugares distantes. Isso graças à presença de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, massoterapeutas e esteticistas.”
Ela ressalta que o segmento de wellness tem crescido e se fortalecido graças ao desenvolvimento de produtos especializados. “O objetivo é construir a identidade da marca a partir de itens, técnicas e tratamentos diferenciados, propiciando a melhor experiência, para a fidelização dos clientes”, aponta.
Exclusive é a principal marca profissional no portfólio da Valmari – que tem aproximadamente 150 produtos. Este ano, a linha ganhou uma seleção de séruns de alta performance, com ativos de última geração. “Os produtos são versáteis e seguros, reunindo biotecnologia, nanotecnologia e tecnologia híbrida. São doses poderosas, com associações inteligentes e únicas no mercado”, garante. O destaque é o Serum Hibrido Ultra Clareador, para tratamentos de pele e que pode ser associado a protocolos faciais e de bem-estar.
Dentre as linhas clássicas de tratamento e relaxamento está a Oligomari, que recentemente passou a oferecer o óleo de massagem corporal. “Ele é muito agradável, com excelente sensorial, toque seco, alta espalhabilidade e rendimento. Seu diferencial é não deixar a pele com sensação pegajosa. O corpo fica extremamente hidratado após a massagem”, afirma a diretora.
A linha Oligomari já oferecia o creme para massagem e deslizamento, formulado com vitamina E, extrato de algas e óleos essenciais de lavanda (para massagens relaxantes, desportivas e drenagem linfática), e o termo fluído para massagem corporal (com ação antioxidante e de reestruturação da barreira lipídica da pele, para massagens relaxantes e desportivas).
Os produtos da Valmari utilizados em spas também abrangem, dentre outras opções, as linhas Talassocosmético, com esfoliantes, máscaras drenante e redutora e spray salínico para ser usado antes das massagens; o creme para massagem corporal Slim Sculp; e as máscaras faciais Delicate Skin (suavizante) e Hydracorrect (para hidratação profunda).
Na área facial, Rejane menciona a máscara nutritiva Rejuvenate, rica em extrato de mirtilo, com ação antioxidante e anti radicais livres. “De cor azul repousante, essa máscara apresenta um concentrado de ativos biotecnológicos funcionais, que transmitem o conceito de nutrição e bem-estar. A remoção é feita com pequenos toques, promovendo a estimulação da microcirculação. Ela pode ser usada em qualquer tipo de pele, após a massagem, promovendo a nutrição da pele e o bem-estar”, comenta.
A Cosmobeauty mantinha uma linha específica para o mercado de spas, que atualmente passa por um processo de reformulação. “O setor de spas nos interessa muito”, assegura a farmacêutica e cosmetóloga Fernanda Sanches, fundadora da empresa. A marca tem, contudo, produtos em linha para uso profissional “que são a cara do mercado de spas”, comenta Fernanda. “Um deles é o pré-peeling de ouro, que deixa a pele radiante, fresca, clara e luminosa. E temos a marca Samana, que traz um kit de tratamento composto apenas por máscaras, o primeiro no mercado. Cada máscara oferece um sensorial diferente”, ressalta.
As máscaras proporcionam hidratação e nutrição “de alto impacto”, diz Fernanda. “Elas podem ser usadas no intervalo entre tratamentos mais fortes, para hidratar a pele que está passando por um processo de regeneração”, explica. Para a cosmetóloga, a demanda no segmento de spas é por tratamentos rápidos e que proporcionem conforto, frescor, hidratação e luminosidade à pele.
Por dentro dos spas
Localizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, o Kurotel - Centro Médico de Longevidadee SPA é considerado um dos melhores spas do mundo. O diferencial do estabelecimento, como aponta a diretora Rochele Silveira, é a personalização do atendimento. “Unimos tecnologia a uma atenta e acolhedora equipe técnica especializada. O olhar é sempre o da prevenção. Vencer a doença é importante, mas não é suficiente. É preciso aumentar a vitalidade e o bem-estar. Isso é trabalhado em todas as atividades, feitas por uma equipe com fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, psicólogos, professores de educação física, instrutores de ioga e esteticistas, dentre outros profissionais”, destaca.
Os tratamentos mais procurados no Kurotel são os voltados ao emagrecimento, ao controle do estresse, à melhora da aparência física e ao aumento da vitalidade. Rochele menciona como exemplo de tratamento estético o “Plano de Redução de Medidas”. O procedimento combina tratamentos com diferentes tecnologias, como ultrassom, sucção e infravermelho, feitos com estímulos variados e associados a técnicas modeladoras e drenagens linfáticas manuais. “A redução de medidas e a melhora da aparência da flacidez e da celulite são consideráveis”, diz a diretora.
Ainda nos primeiros anos do Kurotel, na década de 1980, foi criada a Kur Cosméticos. Os clientes desejavam levar para casa os cremes e compostos utilizados nas terapias e tratamentos. “Para atender a essa demanda, foi criada uma pequena farmácia de manipulação, que atendia os clientes pontualmente. A procura pelos produtos foi aumentando e eles passaram a ser produzidos em uma fábrica própria, também na cidade de Gramado”, conta.
Atualmente, a Kur Cosméticos tem um variado portfólio de produtos. São 70 itens, entre sabonetes, cremes, loções para rosto e corpo e produtos capilares. Ela ressalta que o “universo Kur” também abrange roupões, chinelos, nécessaires, livros de receitas e espumante sem álcool. Além das lojas físicas e do e commerce, os produtos podem ser adquiridos em algumas lojas multimarcas e em hotéis, como amenities.
“Percebemos que os clientes vêm ao Kurotel porque querem ser cuidados de uma forma global. Aqui eles encontram especialistas de diferentes áreas, que juntos discutem cada caso de forma confidencial e efetiva, para que todos possam obter excelentes resultados. Isso economiza tempo de deslocamento e agenda, uma vez que é possível realizar exames e fazer consultas em diferentes áreas, num período de quatro a sete dias”, comenta.
O Lapinha, instalado na região rural do município de Lapa, no Paraná, tem uma equipe de saúde multidisciplinar especializada em práticas naturais, nutroterapia, hidroterapia, fitoterapia, atividades físicas, massoterapia, acupuntura, fisioterapia e práticas de mindfullness (técnica de meditação de origem budista, com foco na atenção para a experiência presente).
“Dentro de uma perspectiva de mudanças de hábitos, nossos hóspedes são direcionados para um de nossos programas [Lapinha bem-estar e saúde, Emagreça e continue magro, Estresse controlado, Detox, Fitness, Mayr prevente, Antitaba-gismo, Bem-estar no câncer e Saúde sênior]. Também incentivamos o contato constante com a natureza, estamos dentro de uma fazenda de 550 hectares”, diz Francesca Giessmann, responsável pela área de marketing do spa.
Programas detox com alimentação orgânica, recuperação da vitalidade, terapias relaxantes e tratamento de doenças por meio da medicina integrativa estão entre as principais demandas das pessoas que procuram o Lapinha. “Os diabéticos, por exemplo, melhoram seu prognóstico e sua qualidade de vida por meio de atividades físicas, dieta e emagrecimento”, menciona Francesca.
O Lifting 4 Capas é um dos tratamentos estéticos realizados no spa. Com ação oxidante, reafirmante e tensora, ele combate os sinais de envelhecimento cutâneo. Ela explica que o procedimento – indicado para peles flácidas, desidratadas, opacas e com poros dilatados – promove um “choque de hidratação”, para a redução de pequenas rugas, com melhora do relevo cutâneo e efeito lifting.
“Utilizamos a linha Prodermic, com os produtos específicos do protocolo da marca, como GlycoSerum C, Bio Tens, Oligo Mask e Mineral Mask. Temos uma parceria com a Biologique Recherche, cujos produtos são usados nos tratamentos estéticos faciais e estão disponíveis para home care. Além destes, também usamos produtos da Skeyndor”, menciona.
O Grupo L’Occitane, presente no Brasil com as marcas L’Occitane en Provence e L’Occitane au Brésil, engloba também uma divisão de spas que leva o nome da companhia: o Spa L’Occitane. O primeiro Spa L’Occitane no mundo foi inaugurado em São Paulo, em 2001, na rua Bela Cintra, no bairro dos Jardins.
Hoje são 100 estabelecimentos no mundo e 30 no Brasil, sendo cinco Spas L’Occitane próprios (três unidades em São Paulo, uma unidade em Curitiba e outra em Recife), além de 25 Spas By L’Occitane (disponíveis em hotéis de posicionamento premium em todo o Brasil). Do total de 25 estabelecimentos Spas By, 20 correspondem à marca L’Occitane en Provence e cinco à L’Occitane au Brésil.
Assim como acontece na região da Provence, no Sul da França, os espaços são inspirados na “art-de-vivre” do Mediterrâneo. “São santuários de tranquilidade e revitalização para o corpo e a mente”, diz a gerente Adriana Franconeri. O Spa L’Occitane tem um amplo menu de tratamentos, para mulheres e homens. “O atendimento exclusivo e diferenciado é resultado de rigorosos treinamentos que os especialistas recebem regularmente da equipe internacional da companhia”, destaca.
O grupo desenvolveu três modelos de spa: Spa L’Occitane Flagship, Petit Spa e Spa by L’Occitane. O primeiro tem seis cabines, sendo duas para casais. Esse formato compreende uma loja-boutique da marca, de cinco a sete salas de tratamento com banheiras ou chuveiros, além de cabines para duas pessoas, que podem ser utilizadas em tratamentos para casais.
“O Brasil está em primeiro lugar no ranking mundial da companhia relacionado ao negócio spa. Isso mostra a importância da operação e a relevância que o país tem para o negócio. O espaço da Vila Nova Conceição [flagship localizada em São Paulo], aberto em fevereiro de 2013, é o maior do mundo, com uma área de mais de 500 metros quadrados”, ressalta a executiva.
O Petit Spa se enquadra na categoria de spa urbano e apresenta o mesmo menu de tratamentos disponível em uma flagship. "A diferença é que esse formato tem de uma a três cabines de tratamentos e não conta com os banhos de imersão, que geralmente são realizados antes das terapias corporais. O modelo é ideal para quem deseja um momento de relaxamento ao longo do dia”, explica. Em São Paulo, há um Petit Spa no bairro de Moema, em operação desde 2012. Há uma unidade em Recife, e a inauguração mais recente aconteceu em Curitiba, com o Petit Spa no Shopping Pátio Batel.
Os Spas By L’Occitane estão disponíveis em hotéis de posicionamento premium no Brasil e em outros países onde o grupo atua, como França, Espanha, Portugal, Índia e Tailândia. Assim como nos spas próprios, os profissionais passam pelo mesmo treinamento junto à equipe internacional, para alinhamento dos protocolos de atendimento.
Os Spas L’Occitane oferecem 30 tratamentos, entre corporais e faciais, que podem ser combinados em um menu customizado. Periodicamente, são desenvolvidos novos procedimentos, baseados em terapias tradicionais aliadas aos lançamentos do grupo. “Todos os tratamentos acontecem deforma manual. Como premissa da marca, nenhum deles conta com a utilização de aparelhos. Isso faz parte do ritual e da tradição de levar bem-estar e relaxamento ao cliente e fazer com que ele se sinta na Provence”, afirma.
No que diz respeito às tendências desse mercado, Adriana acredita que “a grande novidade não são as terapias, mas sim a conscientização das pessoas”. “Hoje, nossos clientes entendem os efeitos da massagem e buscam assiduidade no spa como forma de melhoria na qualidade de vida, atenuando os efeitos do estresse, aumentando a qualidade do sono e diminuindo a ansiedade. O que antigamente era vaidade e estética virou necessidade, para suportar a pressão da vida diária”, conclui.
Matéria publicada na edição Agosto_2018 da revista Edição Temática
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