Mas como escolher a melhor maquiagem para sua pele e para sua rotina?
Como usar a maquiagem funcional
Dicas para te ajudar a conhecer a sua pele e os produtos mais indicados para ela
Conheça algumas novidades do mercado

 

Quem não quer uma base que além de protetor solar (o que já acontecia com algumas marcas) hidrata sem deixar a pele oleosa e um batom que colore e hidrata ao mesmo tempo, evitando as rachaduras, ou ainda um primer que melhora a aparência das olheiras e reduz as linhas de expressão? São essas as promessas de algumas maquiagens, mais conhecidas como funcionais, que a cada ano ganham mais notoriedade, gerando novos negócios e movimentando o mundo da maquiagem.

O Cosmetoguia conversou com alguns profissionais da área que nos contaram um pouquinho mais desse mercado, como surgiu e como podemos escolher os cosméticos que mais combinam com o nosso estilo de vida e tipo de pele.

Tendência no mercado de maquiagens não só no Brasil, mas no mundo, os cosméticos com ativos funcionais ganham importância e olhares de mulheres que buscam muito mais do que só beleza. Não é de hoje que buscamos uma pele saudável e linda e o rosto é uma região que exige cuidados especiais, para isso, nada melhor do unir beleza e tratamento em um só produto, além da economia e da praticidade, fatores inerentes ao momento em que vivemos. Hoje podemos encontrar maquiagens que trazem benefícios associados para nossa pele como hidratação, proteção solar, redução de oleosidade, controle de acne e até as que amenizam as rugas e linhas de expressão.

Ana Carolina Humenhuk Ekermann, farmacêutica especialista em cosméticos, relata que o mercado hoje apresenta diversas opções de make-up que vão além do aspecto de embelezar e ressalta que a cada dia surgem novos lançamentos. “As maquiagens funcionais que mais encontramos no mercado são as destinadas à fotoproteção, antiaging, hidratação e antiacne. Esses tratamentos estão presentes em bases, corretivos e pós faciais.”

A maquiagem mais elaborada vai se dividindo com as makes mais básicas, realçando a beleza de forma natural, com um aspecto mais saudável. Com a pandemia, essa necessidade só aumentou e as mulheres começaram a buscar mais tratamentos para a pele.

Para Elaine Veríssimo, diretora de P&D da Árago Dermocosméticos, esta demanda de tratamento combinando com maquiagem surgiu por volta de 2010 com o crescimento do uso da maquiagem. A vida moderna e agitada impulsionou ainda mais essa prática. As mulheres cada vez mais buscam se cuidar e estão atentas a produtos que embelezam e também tratam a pele. A rotina das pessoas em compromissos de manhã até à noite também ajudou, sem contar a exposição em redes sociais e outros fatores que desencadearam esse uso diário, fazendo com que as mulheres queiram estar maquiadas o dia todo.

Segundo Cida Martins, gerente de Produtos da Payot, há muitos anos a indústria cosmética já havia percebido a necessidade de maquiagens funcionais. A mulher moderna, muito prática e ávida por novidades precisava de mais, a simples maquiagem já não era suficiente. A questão levantada então era, porque além de embelezar a maquiagem também não poderia tratar, cuidar e proteger a pele? Dessa forma, foram sendo desenvolvidas novas formulações com o objetivo de dar um “upgrade” aos produtos. Batons ganharam ativos hidratantes, pós compactos com FPS, bases com vitamina E etc. Matérias-primas de hidratação e antiaging, tais como, d-Pantenol, manteigas vegetais e ácido hialurônico, também foram largamente incorporadas às maquiagens. E ainda destacamos os produtos oil-free, sem parabenos, veganos, hipoalergênicos e não testados em animais.

 

Mas como escolher a melhor maquiagem para sua pele e para sua rotina?

O tratamento ideal é aquele oferece o que sua pele precisa! Então, se sua pele é oleosa procure uma maquiagem que controle o excesso de oleosidade e tenha um toque seco, ou seja, os produtos oil-free e com efeito matte. Proteção solar é um item obrigatório para qualquer tipo de pele, mas é interessante mantê-la sempre hidratada e vitaminada.

De uma forma geral, olhar o rótulo e conhecer um pouco desses ativos te ajudará na hora da escolha. Os mais conhecidos são o ácido hialurônico, que traz mais firmeza ao rosto e melhora as linhas finas de expressão, além de hidratar e uniformizar a pele e as vitaminas C e E que prometem diminuir os poros e controlar a oleosidade da pele.

“Todos os ativos de resultado devem estar na nossa mira na hora da compra, ou seja, com benefícios antiaging, antioxidantes, hidratantes etc. Isso vai depender também do tipo da pele, como seca, mista, oleosa e/ou acneica e também do estado em que ela se encontra, ou seja, ressecada, desvitalizada etc. É importante verificar na rotulagem as indicações do produto, seus ativos, benefícios e a qual tipo e condição de pele se destina”, explica Marília Filardi, Responsável Técnica da Payot.

 

Como usar a maquiagem funcional

Vale lembrar que mesmo sendo uma ótima opção para quem se maquia diariamente, esse tipo de cosmético não dispensa a rotina de skin care e o uso de cremes e tratamentos dermatológicos. Não deixe de lavar o rosto com seus sabonetes preferidos e sempre tire a maquiagem antes de dormir.

 

“Uma maquiagem nem sempre conseguirá substituir totalmente um dermocosmético facial, por diversos fatores. Mas, sem dúvida, as maquiagens funcionais atendem bem às consumidoras que buscam mais cuidados nesta etapa da beleza da pele.” Cida Martins

 

Dicas para te ajudar a conhecer a sua pele e os produtos mais indicados para ela:

Peles secas

Produtos mais cremosos

 

Peles oleosas e mistas

Produtos com textura mais seca, sem ativos que possam promover o aspecto de brilho

Peles jovens e/ou acneica

Produtos sem óleo

 

 

Conheça algumas novidades do mercado:

 

HIGH COVER Corretivo - Payot

H Cover payot 1.jpg

 

O HIGH COVER Corretivo Líquido Payot oferece alta cobertura com acabamento natural, disfarçando linhas de expressão, manchas, olheiras e imperfeições. Com toque confortável, possui longa duração e fácil aplicação. Enriquecido com Vitamina E, que combate radicais livres.

Hipoalergênico, dermatologicamente testado, ultra HD, realça a iluminação natural da pele, vegano, sem fragrância, sem parabenos, não contém glúten.

 

 

 

 

 

 

 

BASE LÍQUIDA DD CREAM BLUR EFFECT 10 EM 1 - Evelize

A base líquida DD Cream Blur Effect 10 em 1 Evelize, da Natuphitus Cosméticos, corrige imperfeições, esconde manchas da pele e camufla oseveliize 2.jpg sinais do tempo com textura sedosa, toque seco e efeito matte. Sua formulação, além de ser livre de óleo, contém extrato de chá verde, vitamina E e Pró Vitamina B5.

 

DD Cream significa Daily Defense Cream, um produto desenvolvido para tratar a pele e proporcionar a prevenção do envelhecimento com cuidados diários, fornecendo proteção contra os raios solares e também contra a luz emitida pelas lâmpadas, que causam o envelhecimento da pele.

A marca promete 10 benefícios em um único produto: Blur Effect, FPS 30, previne o envelhecimento precoce, suaviza imperfeições, reduz os poros visíveis, Color Adapt Effect, hidratação, pele iluminada, efeito matte e efeito primer.

Entenda mais sobre os ativos e finalidades do DD Cream:

Extrato de Chá Verde
É considerado atualmente como um aliado da saúde, por ser rico em flavonoides (substância antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres), responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Ele age também como hidratante e revitalizante da pele.

Vitamina E
Previne o envelhecimento da pele, aumentando a sua firmeza, pois participa da formação do colágeno. Lubrifica e também hidrata a pele.

Pró Vitamina B5
Ativo que promove a hidratação da pele.

 

Veja no Cosmetoguia outros produtos relacionados.

 

Colaboraram:

ana carolina.jpg

 

Ana Carolina Humenhuk Ekermann é farmacêutica especialista em cosméticos. Formada pela Universidade Federal do Paraná em Farmácia Industrial, com pós-graduação em Tecnologia de Cosméticos. Atuante na indústria cosmética há 15 anos na área de pesquisa e desenvolvimento.

 

 

 

Cida Martins.jpg

Cida Martins - Gerente de Produtos da Payot, formada em Comunicação Social e Administração de Empresas com especialização em Marketing. Pós-graduada em Gestão da Cosmetologia. Atua há mais de 30 anos na área de marketing de cosméticos e desenvolvimento de produtos e embalagens.

Infelizmente, comunicamos, com pesar, que logo depois do fechamento desta matéria, a nossa querida Cida Martins foi mais uma vítima da Covid-19. Aqui fica todo o nosso agradecimento pela colaboração e dedicação com que sempre nos atendeu, deixamos também as nossas condolências aos familiares e amigos.

 

 

Marília Filardi.jpg

 

Marília Filardi - Há 10 anos Responsável Técnica da Payot, tendo contato direto com fábricas de terceirização no que se refere ao Controle de Qualidade e Projetos de P&D. Química com pós-graduação em Cosmetologia, atuando sempre em laboratórios de desenvolvimento de cosméticos.

 

 

 

Elaine Veríssimo.png

 

 

Elaine Veríssimo
Diretora de P&D da Árago Dermocosméticos

 

 

Infelizmente, comunicamos, com pesar, que logo depois do fechamento desta matéria, a nossa querida Cida Martins, gerente de produtos da Payot e uma excelente profissional, com experiência de mais de 30 anos na área, foi mais uma vítima da Covid-19. Aqui fica todo o nosso agradecimento pela colaboração e dedicação com que sempre nos atendeu e nossas condolências aos familiares e amigos.