Clean Beauty
publicado em 10/04/2021
Erica Franquilino - jornalista
Tecnologia e transparência estão na essência do movimento clean beauty, que se fortalece alinhado às escolhas de consumo que priorizam saúde e bem-estar. Embora não haja uma definição unânime para o termo – o que abre espaço para diferentes abordagens, majoritariamente associadas à sustentabilidade –, é consenso que um cosmético “limpo” é livre de ingredientes comprovadamente tóxicos, potencialmente nocivos ou desnecessários na formulação.
Produtos clean beauty são desenvolvidos com um cuidado especial em relação à segurança do consumidor. As composições desses cosméticos não incluem ingredientes “proibidos”, como ftalatos, parabenos, sulfatos e formaldeído, “sem entrar no mérito se esses ingredientes trazem ou não riscos à segurança de uma formulação”, aponta um trecho do artigo Formulando a Beleza Limpa, publicado em agosto de 2020 na revista Cosmetics & Toiletries Brasil.
“Esses parâmetros exigem que as formulações desenvolvidas e os ingredientes utilizados sejam respaldados por dados que demonstrem que eles passaram nos testes de segurança para uso tópico”, afirma o autor. Dentre outros aspectos importantes no desenvolvimento de um cosmético clean, está a redução do número de ingredientes na formulação, desde que não haja comprometimento do desempenho e da aparência da forma cosmética do produto.
“Quanto mais o formulador conhecer sobre a química e a bioquímica dos materiais que estiver usando, maior será sua chance de reduzir o número de ingredientes para obter os mesmos resultados”, diz o artigo mencionado anteriormente.
É importante ressaltar que clean não é sinônimo de natural, orgânico ou vegano. O conceito de “limpeza” está diretamente relacionado ao desenvolvimento de produtos livres de substâncias comprovadamente tóxicas. Uma formulação clean pode, portanto, ter componentes de origem animal ou sintética que não são prejudiciais à saúde.
A tendência clean beauty deu seus primeiros passos no mercado internacional com produtos de novas e pequenas marcas. Na esteira do crescimento das várias vertentes de consumo que pregam a integração de beleza, saúde e bem-estar, as clean brands ganharam visibilidade e atraíram a atenção de gigantes do setor.
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