Fragrâncias em Cosméticos
publicado em 18/10/2021
Mariana Beny
Editora da plataforma Cosmetoguia, São Paulo SP, Brasil
O presente artigo se propôs a fazer uma resenha sobre fragrâncias em cosméticos, sua evolução através da história e outros aspectos considerados básicos e relevantes, contando ainda com um glossário de termos usados em perfumaria.
This article proposes to make an overview of fragrances in cosmetics, their evolution through history, and other aspects considered basic and relevant, also featuring a glossary of terms used in perfumery.
Ese artículo propone hacer un repaso de las fragancias en cosmética, su evolución a lo largo de la história, y otros aspectos considerados básicos y relevantes, además de incluir un glosario de términos utilizados en perfumería.
De Onde Veio o Hábito de Perfumar
Sobre a Obtenção de Fragrâncias
Fisiologia do Olfato
Estrutura das Fragrâncias
Glossário de Fragrâncias
Conclusão
As quase onipresentes fragrâncias são usadas em cosméticos, não apenas para conferir o odor desejado a um produto ou mascarar eventuais odores desagradáveis de certos ingredientes, mas também para enriquecer a experiência do consumidor ao usar esse produto. Além de agregar valor, as fragrâncias comunicam ideias, sinalizando limpeza, frescor, vigor ou suavidade, sendo um fator preponderante na preferência do consumidor por determinado cosmético.1 Usadas há milênios, as fragrâncias podem proporcionar bem-estar e evocar lembranças e emoções com impacto positivo sobre o estado de espírito, aliviando o estresse e mesmo despertando a sedução e a atratividade.
A importância da fragrância como determinante na escolha de um produto está diretamente relacionada às conexões que o aparelho olfatório estabelece com o sistema límbico do cérebro, onde armazenamos e processamos nossas memórias e emoções. Isso faz com que determinada fragrância se torne fortemente associada à identidade e à aceitação de um produto. Exemplo disso é o frequente hábito de cheirar um produto antes de tomar a decisão de compra. Assim, é fácil entender por que a fragrância é um ponto tão crucial no desenvolvimento de um novo produto cosmético, pois, além de ser preciso que a fragrância tenha compatibilidade com os outros componentes da formulação, há necessidade de harmonização entre ela e os atributos do produto e com a imagem que se quer transmitir ao consumidor.2
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12. Glossário de Fragrâncias. Cosm & Toil (Ed em Port) 3(2):25-26, 1991. On-line. Disponível em: https://www.cosmeticsonline.com.br/2011/ ed.php?edicao=Mar%E7o/Abril_1991. Acesso em: 23/9/2021
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