De Onde Veio o Hábito de Perfumar
Sobre a Obtenção de Fragrâncias
Fisiologia do Olfato
Estrutura das Fragrâncias
Glossário de Fragrâncias
Conclusão

 

As quase onipresentes fragrâncias são usadas em cosméticos, não apenas para conferir o odor desejado a um produto ou mascarar eventuais odores desagradáveis de certos ingredientes, mas também para enriquecer a experiência do consumidor ao usar esse produto. Além de agregar valor, as fragrâncias comunicam ideias, sinalizando limpeza, frescor, vigor ou suavidade, sendo um fator preponderante na preferência do consumidor por determinado cosmético.1 Usadas há milênios, as fragrâncias podem proporcionar bem-estar e evocar lembranças e emoções com impacto positivo sobre o estado de espírito, aliviando o estresse e mesmo despertando a sedução e a atratividade.

A importância da fragrância como determinante na escolha de um produto está diretamente relacionada às conexões que o aparelho olfatório estabelece com o sistema límbico do cérebro, onde armazenamos e processamos nossas memórias e emoções. Isso faz com que determinada fragrância se torne fortemente associada à identidade e à aceitação de um produto. Exemplo disso é o frequente hábito de cheirar um produto antes de tomar a decisão de compra. Assim, é fácil entender por que a fragrância é um ponto tão crucial no desenvolvimento de um novo produto cosmético, pois, além de ser preciso que a fragrância tenha compatibilidade com os outros componentes da formulação, há necessidade de harmonização entre ela e os atributos do produto e com a imagem que se quer transmitir ao consumidor.2