O mercado de fragrâncias de alto luxo na América Latina está experimentando um crescimento excepcional, impulsionado por uma série de tendências e mudanças no comportamento do consumidor, de acordo com os dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A performance acelerada desse mercado é evidente em países como Brasil, México, Argentina, Chile e Peru, “com um crescimento médio de 58% em valores de janeiro a maio de 2024, o que representa uma expansão 20% mais rápida do que a média da categoria”.


Um dos principais fatores por trás desse aumento é o comportamento do consumidor aspiracional, disposto a investir em produtos de alta qualidade e experiências diferenciadas de compra. A ascensão de hashtags e marcas de luxo no TikTok, como a #quietluxury inspirada na série “Succession”, da HBO, tem desempenhado um papel significativo ao ampliar a influência do mercado de fragrâncias e cosméticos entre consumidores que buscam ingressar no universo do luxo.


No caso específico do Brasil, a pandemia da Covid-19 acelerou o desenvolvimento desse mercado, com restrições de viagem levando os consumidores a procurarem mais opções internas. Isso resultou em um aumento notável da participação de vendas de fragrâncias de alto luxo, atingindo 6% em 2024. Além disso, o país viu a entrada de mais de 20 novas marcas durante os últimos 5 anos, com um claro movimento em direção a produtos mais exclusivos e preços mais elevados e aumento no preço médio de R$ 448 em 2019 para R$ 1057 em 2024.


“Observamos uma forte tendência de ‘premiumização’, com o lançamento de produtos de maior valor agregado, como perfumes masculinos de alta concentração", observou Ana Seccato, diretora comercial da Circana. "Esse movimento reflete não apenas a evolução do mercado, mas também o interesse crescente dos consumidores latino-americanos por produtos exclusivos e diferenciados", completou.


O México, por sua vez, destaca-se como um mercado historicamente desenvolvido para fragrâncias de prestígio, beneficiado pela sua proximidade com os Estados Unidos e uma distribuição consolidada de marcas de luxo. Na Argentina, a abertura da primeira loja da marca Creed na América Latina é um indicativo do potencial crescente da região.


Nos Estados Unidos, considerando um levantamento realizado entre os meses de fevereiro e abril, o segmento de beleza, com a categoria de luxo, foi o único que conseguiu manter crescimento em dólares, registrando um aumento de 6% em comparação com o ano anterior. Enquanto isso, acessórios, sapatos e roupas de luxo apresentaram decréscimo. O principal driver para este resultado foi a performance da categoria de fragrâncias, que cresceu duplo dígito tanto em dólares quanto unidades.