Universo particular

 
 
 
Universo particular

 

O ecossistema composto por microrganismos que habitam nosso corpo tem papel fundamental na manutenção da saúde e carrega informações capazes de impulsionar inovações em diversas áreas. No que diz respeito à microbiota (ou microbioma) da pele – onde essa comunidade se aproxima dos 100 bilhões –, o conhecimento adquirido nos últimos anos colaborou para o desenvolvimento de novas soluções apresentadas pela indústria cosmética.
 
O microbioma é o conjunto de microrganismos – como bactérias, leveduras, vírus e fungos – presentes no corpo humano, em regiões como narinas, boca, genitais, pele e, principalmente, no intestino. Juntos, esses microrganismos ajudam na digestão de alimentos, na metabolização de medicamentos e na modulação do sistema imunológico, dentre outras funções. Existem cerca de dez células bacterianas para cada célula humana.
 
As pesquisas nesta área do conhecimento foram aprofundadas no final dos anos 2000. Em maio de 2016, um grupo de cientistas anunciou a identificação completa do microbioma humano: todos os trilhões de micróbios que habitam o organismo. O conteúdo do Projeto Microbioma Humano, produzido pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês) em parceria com instituições internacionais de pesquisa, foi publicado em vários artigos nas revistas Nature e Public Library of Sciences (PLoS). Os artigos apresentaram a diversidade de micróbios em 18 locais do corpo humano, num panorama que inclui genomas de referência de milhares de microrganismos.