A sustentabilidade está na ordem do dia, mas o que é a sustentabilidade?
Ainda não há definição formal para cosmético sustentável. A sustentabilidade é uma característica de modelo de desenvolvimento económico que visa o bem-estar da população atual sem comprometer as gerações futuras e isso passa pela preservação do planeta. A sustentabilidade é uma longa viagem e engloba várias dimensões: ambiental, social e económica. Não pode comprometer a qualidade nem o desempenho do produto final, e sem segurança não existe sustentabilidade. Ao longo do ciclo de vida de um cosmético, em todas as fases, há impacto na sustentabilidade: da seleção dos ingredientes, à produção do produto, passando pela embalagem ou a distribuição, terminando na eliminação dos resíduos.
O mercado de produtos sustentáveis tem crescido exponencialmente nos últimos anos como uma resposta às preferências do consumidor. Para alcançar um estado mais sustentável, a indústria cosmética deve continuar a sua viagem para garantir a funcionalidade dos seus produtos, incorporando ingredientes mais ecológicos, processos e embalagens mais verdes, não esquecendo de influenciar o padrão de consumo e não apenas a produção. O futuro dos cosméticos depende de abordagens mais sustentáveis e, embora uma revolução não aconteça da noite para o dia, cada esforço em direção à sustentabilidade é um grande passo para um futuro melhor.
A sustentabilidade está na ordem do dia, mas o que é a sustentabilidade? Ainda não há definição formal para cosmético sustentável. A sustentabilidade é uma característica de modelo de desenvolvimento económico que visa o bem-estar da população atual sem comprometer as gerações futuras e isso passa pela preservação do planeta. A sustentabilidade é uma longa viagem e engloba várias dimensões: ambiental, social e económica. Não pode comprometer a qualidade nem o desempenho do produto final, e sem segurança não existe sustentabilidade. Ao longo do ciclo de vida de um cosmético, em todas as fases, há impacto na sustentabilidade: da seleção dos ingredientes, à produção do produto, passando pela embalagem ou a distribuição, terminando na eliminação dos resíduos. O mercado de produtos sustentáveis tem crescido exponencialmente nos últimos anos como uma resposta às preferências do consumidor.
Para alcançar um estado mais sustentável, a indústria cosmética deve continuar a sua viagem para garantir a funcionalidade dos seus produtos, incorporando ingredientes mais ecológicos, processos e embalagens mais verdes, não esquecendo de influenciar o padrão de consumo e não apenas a produção. O futuro dos cosméticos depende de abordagens mais sustentáveis e, embora uma revolução não aconteça da noite para o dia, cada esforço em direção à sustentabilidade é um grande passo para um futuro melhor.
- Indústria
- Mercado
- Oportunidades Oportunidades
- Vagas
- Eventos e Cursos
- Bolsa
- Quem somos
- Contato
- Entrar
- Cadastre-se