Tendência de consumo que acumula mais de 400 milhões de menções no TikTok, os dupes (ou “duplicatas” na tradução literal) correspondem a produtos com preços acessíveis desenvolvidos sob influência de portfólios de marcas de sucesso. No Brasil, mais de 68% da população consome dupes, com destaque ao segmento de beleza, responsável pela mobilização de 40% do público brasileiro, de acordo com dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo.

O crescimento da demanda pelos dupes foi tema do segundo Papo de Mercado da Abihpec promovido no mês de setembro e que teve como convidada a diretora de beleza Thought Leader Latam da Circana, Ana Seccato. Ao longo de sua fala, Ana destacou que a procura por produtos inspirados em cases de sucesso de grandes marcas e com preços mais baixos responde à tendência de mercado chamada de Underconsumption Core, uma reformulação do minimalismo que contrapõe o boom do high luxury pós-pandemia.

“Depois de experenciarmos um crescimento de mercado de quase 50% para o segmento de prestígio no Brasil em 2022, agora temos notado uma desaceleração no consumo premium. Esse fenômeno decorre de uma série de fatores, dentre os quais destacamos a economia, a ‘ressaca’ de compras pós-pandemia e uma consciência ambiental mais forte. Para a Gen Z, em especial, a preferência pelos dupes, contrapondo artigos de luxo, tem um forte argumento referente à democratização de consumo”, revelou Ana Seccato.