Tendência de consumo que acumula mais de 400 milhões de menções no TikTok, os dupes (ou “duplicatas” na tradução literal) correspondem a produtos com preços acessíveis desenvolvidos sob influência de portfólios de marcas de sucesso. No Brasil, mais de 68% da população consome dupes, com destaque ao segmento de beleza, responsável pela mobilização de 40% do público brasileiro, de acordo com dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo.

O crescimento da demanda pelos dupes foi tema do segundo Papo de Mercado da Abihpec promovido no mês de setembro e que teve como convidada a diretora de beleza Thought Leader Latam da Circana, Ana Seccato. Ao longo de sua fala, Ana destacou que a procura por produtos inspirados em cases de sucesso de grandes marcas e com preços mais baixos responde à tendência de mercado chamada de Underconsumption Core, uma reformulação do minimalismo que contrapõe o boom do high luxury pós-pandemia.

“Depois de experenciarmos um crescimento de mercado de quase 50% para o segmento de prestígio no Brasil em 2022, agora temos notado uma desaceleração no consumo premium. Esse fenômeno decorre de uma série de fatores, dentre os quais destacamos a economia, a ‘ressaca’ de compras pós-pandemia e uma consciência ambiental mais forte. Para a Gen Z, em especial, a preferência pelos dupes, contrapondo artigos de luxo, tem um forte argumento referente à democratização de consumo”, revelou Ana Seccato.

Conforme ressaltou a executiva, a alta dos dupes é influenciada pelas gerações mais jovens, com destaque para a geração Z e os millenials. Dados da Circana demonstram que mais de 85% desses dois segmentos já fazem uso e/ou estão aptos a seguir consumindo dupes. Os resultados contrapõem a predisposição dos boomers, por exemplo, cuja rejeição a esse tipo de produto é de 25%.

Ana pontuou também que é possível identificar nas gerações mais jovens a presença do movimento de contratipos, segundo o qual os indivíduos se orgulham em utilizar produtos alternativos. Nessa dinâmica, a executiva destaca ainda o papel das redes sociais, que influenciam o consumo deste perfil de produto em um a cada cinco jovens.

“Quando falamos de dupes é importante não confundirmos com falsificação. Estamos falando sim de inspiração para criar produtos alternativos e mais baratos, o que ganha a simpatia dos jovens. Destaco sempre a Gen Z porque é a geração que tem maior otimismo em relação a essa tendência. Um exemplo disso é que 94% dos integrantes desse segmento que compraram dupes relatam estarem muito satisfeitos. Esse percentual é o maior registrado por nossos estudos”.

Ana chamou atenção também para o protagonismo do setor de beleza na atual dinâmica de mercado, destacando a relevância dos produtos dupes no canal seletivo: atualmente, segundo a Circana, considerando as top 20 fragrâncias internacionais mais vendidas do mercado, existem mais de 70 contratipos desses produtos sendo oferecidos no mesmo canal. Esses produtos podem ser até seis vezes mais baratos que os originais. A executiva salientou ainda que os travel sizes — popularmente conhecidos como minis — voltam a ser uma aposta das empresas como uma resposta aos consumidores que buscam opções mais econômicas.

“Com base no que temos acompanhado do mercado, vale ressaltar algumas oportunidades para as empresas no curto e no longo prazo, são elas: a necessidade de diversificação de produtos que se adequem à realidade dos consumidores; a representatividade de gerações inexploradas, com destaque para a geração prateada; e o acompanhamento de tendências e performances por parte dos varejistas, de modo que eles tenham a opção de oferecer suas private labels”, disse.