O primeiro semestre de 2024 foi positivo para o mercado brasileiro de fragrâncias e cosméticos de prestígio. Segundo dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, o setor atingiu um faturamento superior a R$ 1,8 bilhões, com mais de 5 milhões de peças vendidas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, isso representa um aumento de 18% em valor e 11% em unidades vendidas.


As lojas físicas registraram um crescimento de 20% em relação ao primeiro semestre de 2023. Ao mesmo tempo, as vendas on-line continuam a avançar, com um aumento de 13%. “As lojas físicas voltam a se fortalecer em 2024, também com uma movimentação de abertura de novas portas no mercado, porém, a combinação de ambos os canais demonstra como os consumidores estão buscando a conveniência do on-line sem abrir mão do toque pessoal das lojas físicas”, afirmou Ana Seccato, diretora comercial e thought leader da Circana.


Todas as categorias de produtos de beleza de prestígio apresentaram crescimento em dois dígitos, com destaque para maquiagem, que teve alta de 25% no período. De acordo com a Circana, produtos para o rosto, como blushes e corretivos, juntamente com itens para lábios, como batons e gloss, lideraram o crescimento da categoria. Este aumento é amplamente impulsionado por tendências populares nas redes sociais, especialmente no TikTok, além de lançamentos que “capturaram a imaginação dos consumidores”.