Um novo curso online, que capacita cientistas para avaliação de segurança de cosméticos e produtos químicos sem usar animais, está sendo apontado como um divisor de águas nos testes sem crueldade em todo o mundo. As inscrições para a Master Class da Animal-Free Safety Assessment Collaboration (AFSA) estão abertas e o último dos 10 módulos do curso acaba de ser lançado. Confira.

Com estudos de caso reais que guiam os cientistas no passo a passo dos testes sem animais, a elaboração do curso contou com contribuições de parceiros da indústria, desenvolvedores de métodos, especialistas em regulamentação e representantes da proteção animal, como a Humane Society International (HSI), para orientar os alunos nos estágios da chamada "avaliação de risco de última geração", que inclui tecnologias como a integração de dados para garantir a segurança do consumidor.

Esses métodos avançados não apenas eliminam a necessidade de testes dolorosos com animais, mas também fornecem resultados mais válidos e confiáveis quanto à segurança de químicos e outros produtos. A Master Class da AFSA visa fornecer os elementos educativos necessários para uma mudança duradoura, encorajando práticas científicas mais éticas e seguras para seres humanos.

O curso é resultado da contribuição de especialistas globais em avaliação de segurança sem animais. Reguladores, desenvolvedores de produtos, empresas de pesquisa, além de profissionais acadêmicos de todo o mundo participaram do desenvolvimento das aulas, ilustrando a natureza verdadeiramente colaborativa da ciência da avaliação de segurança sem animais em todo o mundo.

O currículo lançado pela AFSA atraiu mais de 1.200 participantes de quase 70 países desde sua estreia em 2023, demonstrando o interesse global por métodos inovadores e éticos.

A Dra. Catherine Willett, diretora sênior de ciência e assuntos regulatórios da Humane Society International e principal coordenadora da Master Class da AFSA, afirma que consumidores e empresas querem distância dos testes dolorosos e ultrapassados em animais. "Conhecer as ferramentas de ponta disponíveis no universo dos métodos sem animais e saber como usá-las para tomar decisões de segurança pode ser desafiador", comenta a diretora. “A Master Class da AFSA desmistifica a avaliação de segurança sem animais, facilitando a substituição de ratos, coelhos e porquinhos-da-índia por modelos avançados sem animais e por modelagem computacional”, acrescenta a especialista da organização.

O participante do curso Mark Broussard, sócio-gerente do Desert in Bloom Cosmetics Lab, acredita que as novas abordagens metodológicas produzirão resultados mais válidos e confiáveis sobre a segurança de ingredientes cosméticos sem submeter animais aos dolorosos procedimentos dos testes.

“A Master Class da AFSA realmente me ajudou a entender todo o processo de determinação da segurança de um novo ingrediente cosmético usando métodos sem animais, já que estou trabalhando com um novo extrato vegetal que não foi testado quanto à segurança nem usado em produtos cosméticos ou terapêuticos para uso humano", detalha o profissional e aluno do curso online.

A Dra. Julia H Fentem, vice-presidente executiva de segurança, meio ambiente e ciência regulatória da Unilever, explica que garantir a segurança dos cosméticos e produtos de higiene pessoal utilizados diariamente pelo consumidor é de suma importância. “O programa exclusivo da Master Class da AFSA é focado na avaliação de segurança de produtos e ingredientes cosméticos sem utilizar animais para gerar novos dados e abrange todos os aspectos do uso de ferramentas e informações para a tomada de decisões internas da empresa, bem como para avaliações de segurança regulatórias”, diz.

Para Bianca Marigliani, principal estrategista sênior da Humane Society International e uma das autoras do curso, um dos diferenciais da Master Class da AFSA é seu foco em melhorar a compreensão tanto das informações geradas por métodos sem animais quanto das importantes estratégias disponíveis para auxiliar na aplicação dessas informações na avaliação de segurança.

“Com a crescente demanda brasileira por produtos não testados em animais, o conteúdo do curso é de grande relevância para o cenário brasileiro”, ressalta a estrategista da HSI.

A AFSA Master Class traz as ferramentas e o conhecimento necessários para que as principais partes interessadas possam dominar os testes de segurança sem animais e contribuir para uma mudança mais ampla em direção a um futuro sem crueldade na ciência da avaliação de segurança de cosméticos e produtos químicos. O curso é gratuito e está disponível em: www.AFSAcollaboration.org/masterclass

 

Contribuições

A Master Class da AFSA é fruto de contribuições não financeiras das seguintes organizações parceiras: Avon, Crème, Delphic HSE, DSM-Firmenich, Givaudan, Humane Society International (HSI), Institute for In Vitro Sciences, International Flavors & Fragrances, Lhasa Limited, L'Oréal, Lush Fresh Handmade Cosmetics, Procter & Gamble, Symrise, Unilever.

 

Humane Society International

Promovendo o bem-estar dos animais em mais de 50 países, a organização Humane Society International (HSI) trabalha em todo o mundo para promover uma relação benéfica entre animais e pessoas, resgatar e proteger cães e gatos, melhorar o bem-estar dos animais de criação, proteger a vida selvagem, promover testes e pesquisas sem animais, responder a desastres naturais e enfrentar a crueldade contra os animais em todas as suas formas.

 

 

Fotos: Reprodução/Portal AFSA