O mercado de perfumes está passando por uma transformação, e as fragrâncias de alta concentração estão no centro dessa revolução. De acordo com dados recentes da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, no período de janeiro a agosto de 2024, as fragrâncias com maior concentração, como Parfum, Elixir e Intense, venderam R$ 177 milhões e mais de 250 mil unidades. Isso representa um aumento expressivo de 83% em valor e 72% em unidades quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O desempenho é cinco vezes mais acelerado do que a média do mercado total de fragrâncias.GoodGirls_A.jpg

Conhecida por sua maior intensidade e longa duração, essa categoria tem se tornado a preferência dos consumidores brasileiros, que valorizam produtos com maior durabilidade e "rastro". “É o efeito de longa duração: o cheiro que o perfume deixa por onde o consumidor passa, normalmente pela sua persistência. Nos últimos dois anos, essa tendência começou a se destacar globalmente, com forte aderência no Brasil”, analisa Ana Seccato, diretora comercial da Circana.