São há tempos reconhecidos os efeitos benéficos das proteínas e seus hidrolisados peptídicos em formulações cosméticas, como shampoos, condicionadores, sprays, cremes e fortalecedores de unha. O objetivo é conferir características desejáveis, principalmente hidratação, fortalecimento, brilho e substantividade ao cabelo; hidratação, redução de sinais e elasticidade à pele e fortalecimento das unhas.
Os peptídeos solúveis resultantes da hidrólise das proteínas, especialmente aqueles de massa molar inferior à 500g/mol, têm maior facilidade de penetração tanto na pele, quanto no cabelo e unha. Apresentam boa estabilidade, são eficazes a baixas concentrações e são produzidos relativamente à baixo custo.
Os hidrolisados proteicos de queratina, colágeno e arroz, estão entre os mais utilizados em formulações cosméticas. Os objetivos que se quer alcançar pela adição destes hidrolisados em uma formulação cosmética, devem direcionar as condições de hidrólise, para se ter um perfil de massa molecular adequado.

