Tinturas que Causam Danos
O que mais pode danificar o cabelo?
Sinais de que o cabelo sofreu danos
Cabelo danificado: o que fazer?
Glossário de inci-names de ingredientes citados
Colaboraram

 

 

232.jpgPopularmente, é muito comum o pensamento de que o uso de tinturas pode causar sérios danos ao cabelo, mas Valéria Robles, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, explica que isso não se aplica em todos os casos. Segundo a farmacêutica-bioquímica atuante na Cosmetologia, o uso de colorações permanentes em tons escuros, como marrom e preto, especialmente para a cobertura de fios brancos, contribui para o fortalecimento capilar.

“As tinturas, essas que a gente usa quando o cabelo vai ficando branco, principalmente tons escuros, deixam o cabelo mais forte, conforme verificamos em testes de laboratório. Então, eu não diria que elas danificam o cabelo. As pessoas têm essa impressão de que ‘se estou colorindo o cabelo estou estragando’”, afirmou Valéria ao Cosmetoguia.

Ela explica, também, que nos casos de colorações em tons caju, marrom ou preto, esse tipo de procedimento não oxida tanto os grânulos de melanina capilar, e os pigmentos formados pelos componentes da tintura são depositados nos espaços vazios dos fios e fortalecem o cabelo.


Leia também:

Qual é a melhor tintura para usar em casa? O profissional responde!
Grisalhos
Tinturas Capilares: Classificação e Características

 

“O que não causa dano é colorir o cabelo com tons de vermelho para cima (mais escuros). O que acontece nesse processo é que você abre as cutículas e há uma reação química entre duas substâncias, que juntas formam um polímero que tem cor. Ele fica preso no seu córtex, na parte mais interna. Na sequência você fecha as estruturas de córtex e cutículas. Esse polímero, que tem um tamanho grande de molécula, dá mais resistência ao fio de cabelo”, explica a professora.

Em caso de fios brancos, os pigmentos se depositam nos espaços onde não existe mais a melanina. A especialista ainda reforça que esses cabelos precisam ser muito bem cuidados, uma vez que são porosos e mais secos.