Estratégias de Formulação de Shampoos
publicado em 01/06/2000
Profa. Dra. Patrícia M. B. G. Maia Campos e Gisele Mara Silva
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP, Ribeirão Preto SP
O sucesso de um produto cosmético depende em grande parte dos cuidados empregados no seu desenvolvimento. Neste artigo as autoras descrevem os principais aspectos a serem considerados na formulação de um shampoo.
The sucess of a cometic product mostly depends on the cares observed in its development. In this article the authors discribe the main aspects to cornidered in the shampoo formulation.
El suceso de un producto cosmético está relaccionado en gran parte de los cuidados empreados en su desajollo. En esse artículo los autores discriben los pricipales aspectos a seren considerados en la formulacion de champue.
Fisiologia do Cabelo
Formulação de Shampoos
Conclusão
O mercado mundial de produtos cosméticos tem sido beneficiado pela globalização e pela evolução técnico-científica que estão ocorrendo nesta última década. Em consequência desses avanços tecnológicos, a indústria de matérias-primas cosméticas tem realizado inovações, de modo que a gama de produtos disponíveis no mercado aumenta de maneira contínua.
As etapas existentes desde a concepção inicial de um produto e a sua comercialização são inúmeras e igualmente fundamentais para o sucesso desse produto. A definição de um novo produto é baseada em pesquisas mercadológicas que permitem tanto o conhecimento do perfil do concorrente quanto das exigências e necessidades do público alvo. De acordo com as informações obtidas têm-se uma visão global do que deve ser o produto a ser desenvolvido, incluindo neste aspecto o custo ideal, o preço de venda, a forma de apresentação, as funções a que se destinam e, também, a abordagem de marketing a ser realizada, que afetará diretamente na escolha de seus componentes pelos formuladores.
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1. Mala Campos, P.M.B.G. e Gonçalves, E. M. B. Formulário Dermocosmético I 1.ed., Tencnopress, São Paulo, 1995.
2. Maia Campos, P.M.B.G., Bontempo, E. M. B. G. e Leonardi, G. R. Formulário Dermocosmético II. 1.ed., Tercnopress, São Paulo, 1999.
3. Viglioglia, P. A., Rubin, J. Cosmiatria II. 1.ad., Americana de Publicaciones, Buenos Aires, 1989.
4. Wilkinson, J. B., Moore, R.J. Cosmetologia de Harrys. 1. ed., Ediciones Díaz de Santos, 1990.
5. Literaturas técnicas de empresas Clariant S/A, Henkel S/A, Croda do Brasil S/A, Dow Corning do Brasil Ltda, Ionquímica Ltda, Cheryunion Quimica Ltda, Galena Especialidades Cosméticas Ltda.
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