Três Aplicações
Interação de Fragrâncias
Solubilização das Fragrâncias
Testando a Estabilidades das Matérias Primas
Conclusão
 

 

O mundo estético da perfumaria criativa é complicado e, muitas vezes, nem sempre por acaso, ele se apresenta circundado por uma aura mística. A imagem popular do "perfumista" é a de um indivíduo altamente criativo, que usa amplo leque de matérias-primas como fragrâncias, além de ter uma visão puramente artística e desligada dos aspectos técnicos e mercadológicos. 

Na prática, não é assim que acontece. Exige-se que o perfumista moderno tenha, além da capacidade criativa de formular fragrâncias agradáveis, também boa compreensão das características físico-químicas tanto da fragrância, quanto dos demais componentes do produto. Somente com o casamento dessas habilidades é que ele se torna capaz de criar fragrâncias que sejam, ao mesmo tempo, “vencedoras" e tecnicamente viáveis.

A fragrância é um ponto fundamental para o desenvolvimento de qualquer novo produto. Evidentemente, é ela que dá ao produto seu perfume agradável. No entanto, é necessário destacar que, enquanto una fragrância pode não contribuir para as propriedades de um produto cosmético, ela pode, por suas características, influir sobre as expectativas que o consumidor tem em relação ao desempenho do produto. Uma fragrância de sucesso precisa harmonizar-se com os atributos do produto. Seu impacto inicial, a impressão seguinte, o desempenho e a estabilidade são temas chaves na obtenção de um pruduto equilibrado.