A volta dos cachos
Enfrentando a transição capilar |  Muito além do espelho |  No Poo e Low Poo

Aspectos fisiológicos
Técnicas de alisamento e o caminho de volta |  O gene do cabelo encaracolado |  Ondulados, cacheados e crespos

 
  
 
A volta dos cachos

ET36_integra_Página_08.jpg

  Depois do boom dos alisamentos – alavancado pela chegada da escova progressiva, no final da década de 1990 –, cresce o número de pessoas que escolheram fazer o caminho de volta, optando por cabelos naturais e volumosos. O retorno aos cachos faz parte de um movimento de valorização da autenticidade e da diversidade, bem como de formas mais naturais de cuidar dos fios. As demandas desses consumidores impulsionam lançamentos na indústria, a criação de salões especializados no segmento e de cursos de especialização voltados ao cuidado de cabeleiras crespas e cacheadas.
  Os fios encaracolados e crespos passaram por várias estéticas na história recente. Disciplinados pelos primeiros alisamentos no início do século passado, eles foram presos em coques e outros penteados nos anos 1950 e 1960, até chegar ao movimento black power, na década de 1970. Naquele período, vários artistas negros se destacaram no panorama musical e cinematográfico. No Brasil, Elis Regina imortalizava “Black is beautiful”, canção de Marcos Valle, em 1971.

   Nos anos 1980, a permanente – técnica que encaracolava fios lisos – virou febre. O objetivo era conferir volume aos cabelos, que também eram enrolados com a ajuda de bobes e “bigudinhos”. A predileção por fios lisos e chapados voltou a ganhar força na virada do século, quando a escova progressiva método que revolucionou o mercado de transformação capilar no país – conquistou uma legião de usuárias.
 
   A primeira década do século 21 trouxe, portanto, novas tecnologias para alterar a forma e diminuir o volume dos fios. Em contrapartida, o período também evidenciou a tendência de “desconstrução” de padrões estéticos.
   Historicamente, sabemos que os cabelos são carregados de simbolismos. Nesse sentido, a adesão aos fios crespos e
cacheados agrega o desejo de afi rmação, liberdade de escolha e quebra de paradigmas de beleza. Esse cenário integra um
questionamento maior da sociedade, em relação ao que é belo.  No que diz respeito aos cabelos, há espaço para uma profusão de estilos, em fios lisos, multicoloridos, trançados, crespos, cacheados, volumosos e cheios de personalidade.
  No entanto, a recuperação da forma original dos cabelos e a manutenção da beleza dos fios encaracolados exigem um cuidado especial. Nos últimos anos, fabricantes de cosméticos têm investido, de forma expressiva, em lançamentos para suprir a carência de produtos específicos para esses cabelos. As consumidoras passaram a contar com novos itens e formulações mais elaboradas. Além de investir no desenvolvimento de produtos voltados para esses tipos de fios, grandes marcascomeçaram a dar mais visibilidade a mulheres de cabelos cacheados em suas campanhas e ações.