Repelentes de Insetos  
Um Ativo para uso Diário  
Segurança  
Conclusão  


 

As espécies Aedes com importância epidemiológica na América Latina são aegypti e albopictus. O mosquito Aedes aegypti é mais prevalente que o albopictus nessa região e é um importante vetor de transmissão da dengue, da febre amarela, da chikungunya e da zika. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que essa espécie de mosquito causou 50 milhões de infecções e 25.000 mortes em 2016, e o Brasil é o país onde foram identificados mais casos de zika vírus, com quase 4.000 casos reportados desde outubro de 2015.

O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor do vírus que causa a dengue, a chikungunya, a zica e, possivelmente, a febre amarela urbana (que também é transmitida pelo mosquito Aedes anopheles, ver Quadro 1). Os humanos são infectados pela mordida das fêmeas, que se infectam ao sugar o sangue de pessoas infectadas.
 

quadro1.png

O vírus infecta o intestino dos mosquitos fêmeas e então se estende para as glândulas salivares em um período entre 8 e 12 dias. Após esse período de incubação, o mosquito pode transmitir o vírus para as pessoas perfurando-as com fim exploratório ou para se alimentar.