Materiais e Métodos   
Resultados, Discussão e Nova Investigação  
Efeitos dos Adipócitos   
Resultados   
Discussão  
Regulagem dos Adipócitos  
Conclusão  
 

Há imenso interesse público e comercial em tratamentos que melhoram as alterações causadas na morfologia facial pelo envelhecimento. Existem muitos produtos para o tratamento das mudanças que ocorrem na superfície da pele facial, como pequenas rugas e pigmentação, porém há poucos produtos para cuidar de alterações substanciais, como a flacidez.

Já ficou demonstrado que a flacidez influi na morfologia das áreas faciais adjacentes. Por exemplo, a flacidez da bochecha está associada à formação de dobras nasolabiais.1 A flacidez também influencia a morfologia em pontos mais distantes. Por exemplo, a flacidez das pálpebras superiores gera rugas na testa como consequência da maior necessidade de a pessoa realizar contrações musculares para melhorar a visão, levantando as pálpebras.2 Portanto, no presente trabalho, a flacidez foi considerada um alvo crítico para obter melhora de diversas alterações morfológicas relacionadas à face.

Tendo em vista que a flacidez é uma modificação drástica na morfologia, sua formação envolve mudanças não apenas na camada superficial da derme, mas também nas estruturas subcutâneas da face, por exemplo, no tecido adiposo subcutâneo (sFAT). Porém, ainda não foi definitivamente esclarecido se o sFAT está ou não relacionado com a formação da flacidez. Até pouco tempo atrás, o tecido adiposo era considerado um tecido inerte de acúmulo de gordura, mas estudos recentes revelaram que os adipócitos segregam várias citocinas de maneira altamente controlada. Portanto, atualmente, o tecido adiposo é considerado um tecido endócrino.3 Dessa forma, os adipócitos subcutâneos podem influir na condição da pele por meio de ações endócrinas e parácrinas.

Com base nessas considerações, o autor deste artigo e seus colegas levantaram a hipótese de que tecidos subcutâneos poderiam desempenhar papel importante na formação da flacidez. Essa suposição levou à busca de uma nova estratégia antienvelhecimento para melhorar as alterações morfológicas relacionadas ao envelhecimento, por meio da correção dos mecanismos da flacidez facial.