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Sem estereótipos


“Smart beauty”


Ingredientes versáteis

 

 

 

 

Eles querem mais

 

279.jpgO homem soma a bem-vinda praticidade dos multifuncionais para barba, cabelo e bigode à naturalidade do autocuidado. Marcas e consumidores deixaram de tratar a vaidade como novidade. A pauta atual contempla as características e necessidades da pele e dos cabelos, bem como os movimentos de fluidez, afirmações e contestações que permeiam o universo masculino.

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de cosméticos masculinos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados da Euromonitor International divulgados pela Abihpec (atualizados em abril deste ano).

 

As vendas de produtos masculinos para cuidado pessoal cresceram 70% no Brasil de 2012 a 2017 – de R$ 11,66 bilhões para R$ 19,8 bilhões. Ainda de acordo com a Euromonitor, as vendas de cosméticos para barba passaram de R$ 2,27 milhões para R$ 2,958 milhões no período, um avanço de 30%.

 

No topo do ranking de cosméticos masculinos consumidos no país, estão as fragrâncias, seguidas pelos produtos para a pele e pelos desodorantes. Na sequência, estão os produtos para a barba. Os pelos faciais têm status especial na relação do homem com padrões estéticos, como você conferiu na Edição Temática: Produtos para Barba, de fevereiro de 2020.

 

Com a modernização das barbearias, surgiram marcas focadas nesse segmento, que apresentaram novidades para higienizar, alinhar e modelar a barba – como shampoos, balms, ceras e esfoliantes. Nos últimos anos, novas linhas chegaram ao mercado com a proposta de alinhar o cuidado da barba ao tratamento da pele. Cresceram as opções de e-commerces especializados e serviços de assinatura.

 

A plataforma Men’s Market está entre as referências bem-sucedidas na área. A empresa oferece mais de mil produtos, comercializados por meio de sua loja virtual e clubes de assinatura. “Você percebe nesse consumidor a disposição de comprar on-line, de seguir influenciadores e de se conectar com marcas”, afirmou o executivo Jan Riehle, criador da B4A (empresa detentora da Men’s Market) à Cosmetics & Toiletries Brasil, em abril de 2020.

 

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Sem estereótipos

 

O estudo “Tendências e comportamentos dos usuários sobre beleza no digital”, elaborado recentemente pela agência SA365, compilou e analisou as principais temáticas associadas à beleza nas redes sociais. O trabalho foi realizado a partir dos dados gerados pelo Google Trends e pela plataforma BuzzMonitor.

 

358.jpgNa análise das publicações do Facebook, Instagram e TikTok, foi observado um crescimento das buscas relacionadas à “beleza masculina”. Dos cerca de 90 milhões de brasileiros interessados na categoria “beleza”, 36% são homens.

 

Para a hashtag #beleza, os principais temas nas redes sociais, em volume de publicações, envolveram beleza natural e beleza negra. Apesar da predominância do universo feminino, a beleza masculina começa a ganhar maior representatividade no Instagram e no TikTok.

 

No Instagram, publicações que abordaram interesses relacionados à beleza masculina abrangeram temas como harmonização facial, exercícios físicos, cuidados com a pele e ensaios fotográficos. A desmistificação da beleza e do cuidado com a barba e o cabelo foram destaques no Facebook. No TikTok, predominaram os conteúdos sobre moda, maquiagem masculina, harmonização facial e valorização do “corpo malhado”.