Objetivo
Metodologia
Resultados
Aspectos Operacionais
Discussão
Conclusão

 

 

Nos anos 1990, foram instituídas agências reguladoras em áreas de infraestrutura e em alguns setores específicos, buscando reduzir as incertezas decorrentes das falhas de mercado. A presença de órgãos reguladores na estrutura de governança do Estado atua no sentido de reduzir as falhas de mercado ao criar um arcabouço regulatório que crie confiabilidade nas relações entre os agentes econômicos na economia. Nesse sentido, o novo desenho do ambiente institucional brasileiro baseou-se nas melhores experiências de outros países.

As empresas e os produtos de interesse sanitário no Brasil são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atua como agência reguladora desde a sua criação, em 1999, e cujo objetivo é promover a saúde da população por meio do controle sanitário de abertura de empresas, produção, importação/exportação (atuando em portos, aeroportos e fronteiras), comercialização, processos, insumos, novas tecnologias e demais atividades relacionadas às operações e aos produtos. Os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) estão incorporados à definição de produtos de interesse sanitário.