P&D de Cosméticos para o Público Masculino
publicado em 08/04/2020
Victor Hugo P Infante, Patrícia Maria BG Maia Campos
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP, Ribeirão Preto SP, Brasil
Neste artigo os autores abordam os aspectos da pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos para o mercado masculino, com foco nas características desses produtos e no comportamento e nos hábitos do consumidor.
In this article, the authors discuss aspects of the research and development of cosmetic products for the male market, focusing on the characteristics of these products and on consumer behavior and habits.
En este artículo los autores abordan los aspectos de la investigación y desarrollo de productos cosméticos para el mercado masculino, con foco en las características de esos productos y en el comportamiento y los hábitos del consumidor.
Realidade do Homem Brasileiro no Setor Cosmético
Realidade do Homem em outros Países frente ao Setor Cosmético
Realidade Social e a P&D de Produtos Cosméticos Masculinos
A Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de produtos cosméticos seguros e eficazes evoluiu muito nos últimos anos, graças à aplicabilidade de técnicas que visam agregar conhecimento acerca das formulações desenvolvidas, bem como de sua eficácia clínica e segurança. Muito tempo, dinheiro e esforço têm sido gastos nesse ramo de estudo farmacêutico.1
Juntamente com a P&D, a sociedade e a forma como as pessoas se relacionam entre si estão em contínua mudança. Esse tipo de informação torna-se vital para conhecermos de forma mais precisa como o mercado consumidor está se comportando, bem como quais são as tendências de consumo que estão em evolução. Mais do que entender sobre fórmulas e princípios ativos, precisamos entender as pessoas e como se relacionam entre si. Dentro da P&D, essas informações auxiliam na obtenção de resultados positivos, otimizando gastos, tempo e trabalho.2,9
Uma das conquistas que acompanhamos na sociedade é a inserção da mulher no mercado de trabalho, bem como a mudança na estrutura patriarcal tradicional do brasileiro, um processo que ainda está ocorrendo. A alteração no comportamento das pessoas afeta diretamente a forma como o mercado da beleza é encarado, uma vez que os homens deixam de assumir o papel de provedores máximos e passam a competir com as mulheres por colocações no mercado de trabalho, por exemplo.14
A P&D de cosméticos é necessária para que formulações com características físico-químicas e físico-mecânicas favoráveis sejam obtidas de forma a veicular melhor o ativo, e para obter fórmulas mais estáveis, seguras e com sensorial agradável. Assim, no desenvolvimento de uma formulação cosmética, é fundamental a seleção de matérias-primas adequadas, compatíveis entre si e com a pele. Também é essencial a padronização dos métodos de produção e a realização de testes de estabilidade e de avaliação sensorial para garantir a melhor performance do produto.
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2. Carvalho JDR. Vaidade masculina: um estudo sobre a mudança de hábitos do homem contemporâneo. 2010. Monografia (Comunicação Social, ênfase em Publicidade e Propaganda). Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010
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