Realidade do Homem Brasileiro no Setor Cosmético  

Realidade do Homem em outros Países frente ao Setor Cosmético   

Realidade Social e a P&D de Produtos Cosméticos Masculinos  

Conclusão  

Referências

 

A Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de produtos cosméticos seguros e eficazes evoluiu muito nos últimos anos, graças à aplicabilidade de técnicas que visam agregar conhecimento acerca das formulações desenvolvidas, bem como de sua eficácia clínica e segurança. Muito tempo, dinheiro e esforço têm sido gastos nesse ramo de estudo farmacêutico.1

Juntamente com a P&D, a sociedade e a forma como as pessoas se relacionam entre si estão em contínua mudança. Esse tipo de informação torna-se vital para conhecermos de forma mais precisa como o mercado consumidor está se comportando, bem como quais são as tendências de consumo que estão em evolução. Mais do que entender sobre fórmulas e princípios ativos, precisamos entender as pessoas e como se relacionam entre si. Dentro da P&D, essas informações auxiliam na obtenção de resultados positivos, otimizando gastos, tempo e trabalho.2,9

Uma das conquistas que acompanhamos na sociedade é a inserção da mulher no mercado de trabalho, bem como a mudança na estrutura patriarcal tradicional do brasileiro, um processo que ainda está ocorrendo. A alteração no comportamento das pessoas afeta diretamente a forma como o mercado da beleza é encarado, uma vez que os homens deixam de assumir o papel de provedores máximos e passam a competir com as mulheres por colocações no mercado de trabalho, por exemplo.14

A P&D de cosméticos é necessária para que formulações com características físico-químicas e físico-mecânicas favoráveis sejam obtidas de forma a veicular melhor o ativo, e para obter fórmulas mais estáveis, seguras e com sensorial agradável. Assim, no desenvolvimento de uma formulação cosmética, é fundamental a seleção de matérias-primas adequadas, compatíveis entre si e com a pele. Também é essencial a padronização dos métodos de produção e a realização de testes de estabilidade e de avaliação sensorial para garantir a melhor performance do produto.